Um bom começo para reduzir a corrupção
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - domingo, maio 27, 2018
Consulte nossos conteúdos
Um bom começo para reduzir a corrupção
OSB divulga os vencedores do Concurso de Redação e de Projetos com o tema "Cada brasileiro pode ser uma área livre de corrupção"

Alunos de escolas do Paraná, Piauí e Bahia foram os grandes vencedores no Concurso de Redação e de Projetos, promovido pelo Observatório Social do Brasil (OSB). Com o tema "Cada brasileiro pode ser uma área livre de corrupção", a iniciativa, que conta com o patrocínio do Sindifisco Nacional e Unafisco, foi classificada em três etapas - municipal, estadual e nacional, dividida em duas categorias: Redação, voltada para estudantes do 8° e 9° ano do ensino fundamental, e Projetos, para ensino médio.

Ao todo, mais de cinco mil alunos, de 80 escolas do país, participaram das atividades, articuladas nos municípios por 15 Observatórios Sociais. Na etapa nacional foram recebidos 45 redações e 16 projetos. A estudante Ana Luiza Pagani Thomal, do colégio Nossa Senhora da Glória, em Apucarana (PR), venceu o concurso estadual e nacional de Redação com o tema "Transformando a Realidade da Corrupção". Na categoria Projetos, a primeira colocada foi Caline Melo Santos, de Santo Antônio de Jesus (BA), estudante da Escola Estadual Democrática Dr. Rômulo Almeida.

A relação completa dos vencedores, bem como os trabalhos produzidos, está disponível no site http://concurso.osbrasil.org.br/. A premiação será feita no início de 2015, em data e local a serem anunciados.

Para o presidente do OSB, Ater Cristófoli, envolver os jovens em ações e discussões em torno da Educação para Cidadania é fundamental. A iniciativa, lembra ele, vem ao encontro da segunda proposta mais votada na 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social, organizada pela Controladoria-Geral da União (CGU), que insere no currículo escolar disciplina que aborde o controle social, receitas e despesas da gestão pública, direitos do cidadão, políticas sociais e públicas, transparência, combate à corrupção, entre outros. "O objetivo do concurso é justamente identificar nos jovens a percepção sobre o assunto e principalmente estimulá-los à participação na comunidade, desempenhando o papel de todo cidadão, fiscalizando atos da administração pública quanto à aplicação dos recursos públicos. Somente formando cidadãos cultos e conscientes é que o Brasil irá mudar", destacou Cristófoli.

O Concurso de Redação e de Projetos envolveu municípios que contam com Observatórios na Bahia (Santo Antônio de Jesus), Mato Grosso do Sul (Campo Grande), Rio Grande do Sul (Erechim e Lajeado), Santa Catarina (Imbituba), São Paulo (Mococa e São José do Rio Preto), Piauí (Picos) e Paraná (Apucarana, Campos Gerais, Irati, Mandaguari, Marechal Cândido Rondon, Medianeira e Palmas).

Marechal Cândido Rondon

Entre os vencedores desta edição do Concurso de Redação e Projetos, destaque para Marechal Cândido Rondon, que aparece em todos os quadros de premiados, inclusive como 1º e 2º colocados na etapa estadual em Projetos. A coordenadora do Observatório Social daquela cidade, Cristina Luisa Lizzoni, ressaltou que apesar do grande envolvimento e participação - neste ano foram 326 redações e 13 projetos, com nove colégios participantes - ainda há escolas que resistem à abordagem deste conteúdo. Segundo ela, na tentativa de agendar uma palestra durante a Semana da Cidadania, que ocorre entre 5 e 14 de dezembro na localidade, a diretoria de uma escola respondeu negativamente ao pedido alegando que "o tipo de palestra não correspondia ao perfil da Escola". Os temas propostos na atividade são direitos e deveres, cidadania, controle social e área livre de corrupção. "Essa resposta veio da mesma escola em que, há dois anos, realizei uma palestra sobre os mesmos temas, e os alunos de 5° ano me emocionaram ao cantar o hino da cidadania", conta Cristina. "Numa tentativa pró-ativa, de interesse pela melhoria, inclusive da educação, nos deparamos com entendimentos distorcidos e equivocados que de fato nos chocam", completa a coordenadora do Observatório de MCR.

No ano passado, mais de três mil redações foram produzidas para o concurso. Cristina argumenta que o calendário eleitoral, copa do mundo e greve de professores contribuíram para a redução da participação no município.

Interessante ressaltar que, na categoria de Projetos, o concurso recebeu muitas ideias de alunos do ensino médio, visando contribuir para que seu bairro, sua escola, sua cidade sejam uma Área Livre de Corrupção! A vencedora da etapa nacional do concurso propôs a elaboração de um "gibi" com o título "Vamos pôr o Brasil em Movimento" para ser distribuído nas escolas e nos bairros, num evento chamado "Dia do Cidadão", mostrando que cada pessoa pode fazer a sua parte para evitar a corrupção. (confira na página do concurso).

Escolha - Os trabalhos na etapa nacional foram analisados por uma comissão julgadora formada por representantes do Ministério Público, CGU, Tribunal de Contas da União (TCU), OSB e Instituto PROE. Os critérios analisados para Redação foram criatividade, originalidade, clareza, ortografia e gramática. Já na categoria Projetos, a comissão levou em consideração a inovação, aplicabilidade, eficiência, prazo de execução, entre outros.

Organização - O OSB agradece aos Observatórios Sociais que se dispuseram a organizar o Concurso em suas cidades, às escolas e professores que participaram ativamente do processo. Em especial, registra sua gratidão aos patrocinadores do concurso: SINDIFISCO Nacional e UNAFISCO que prontamente se dispuseram a apoiar o OSB, interessados e atuantes que são nas questões de educação fiscal e prevenção da corrupção.


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2018 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044