Lote 5 cria Instituto de pesquisa e inovação em urbanismo
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - quarta-feira, outubro 18, 2017
Consulte nossos conteúdos
Lote 5 cria Instituto de pesquisa e inovação em urbanismo
Instituto prevê bolsas de estudo para mestrado ou pós-graduação em urbanismo no exterior

Partindo do princípio de que o conhecimento deve ser incentivado, aplicado e compartilhado, os cinco sócios da Lote 5, empresa de desenvolvimento urbano, lançarão no dia 02 de dezembro o IPIU - Instituto de Pesquisa e Inovação em Urbanismo, iniciativa pioneira voltada ao estudo, desenvolvimento, pesquisa e aplicação de tecnologias inovadoras e sustentáveis em urbanização. 

O Instituto é uma organização sem fins lucrativos, mantida pela Lote 5, com base em três pilares todos voltados para o Urbanismo: Sustentabilidade (Ambiental, Social e Econômica), Inovação e Capacitação. "Projetos inovadores e a rede de relacionamento com universidades e centros de excelência ao redor do mundo são o foco de nossa atuação, que prevê a concessão de bolsas de estudo para recém-formados que queiram realizar um mestrado ou pós-graduação em Urbanismo no Exterior, mas não têm os recursos necessários", informa Beto Horst, presidente do IPIU e sócio fundador da Lote 5.

Juntos, Beto Horst, Arthur Matarazzo Braga, Asterio Safatle, Fernando Albuquerque e Ricardo Setton tinham o sonho de dar uma grande contribuição ao desenvolvimento de pessoas e de projetos urbanísticos sustentáveis, o que já faz parte do DNA de seus loteamentos. "Vamos direcionar recursos para financiar o trabalho de pesquisadores nacionais e internacionais remotos dedicados a pesquisar e desenvolver novas soluções produzindo conhecimento e adaptando-o para a realidade brasileira", acrescenta Horst.

A outra importante atribuição do Instituto - a concessão de bolsas de estudos - já se encontra na fase de seleção de candidatos. "Vamos ajudá-los a realizar esse objetivo. A única exigência é que eles tenham, além de um ótimo currículo, muita vontade de se aprimorar e uma visão voltada para o bem comum, enfim, em total sintonia com os valores do Instituto e de seus mantenedores", diz o presidente do Instituto.

Um diferencial do IPIU será a aplicação dos projetos sustentáveis primeiramente nos empreendimentos da Lote 5, distribuídos em vários municípios como Itu, Joinville, Cosmópolis, Piracicaba, Campinas, Jarinu e Vespasiano, para a comprovação de resultados. "Apenas depois de testados, eles serão disponibilizados para outras empresas de loteamento e construção, arquitetos, urbanistas, representantes do poder público e da sociedade como um todo, enfim, a todos os interessados na construção de um urbanismo moderno e humanístico", explica Carolina Coroa, responsável pela gestão do IPIU.

Segundo os idealizadores, a soma de iniciativas aplicáveis, algumas delas aparentemente simples, pode fazer grande diferença no dia-a-dia das pessoas como  uso e economia de recursos hídricos e energéticos (a falta de água em São Paulo é um problema crítico que requer ações emergenciais), mobilidade, limpeza, arborização, acessibilidade, equipamentos urbanos e outros.

"Sustentabilidade não é um conceito vago ou uma ferramenta de marketing. É um conjunto de ações viáveis e práticas voltadas para a qualidade de vida. O IPIU nasce com um desafio grandioso que é o de identificar, gerar e aprimorar todo o conhecimento na área para a adoção de um planejamento urbanístico sólido e eficaz nos empreendimentos e nas cidades", conclui Horst.

Nesta linha de atuação, serão realizadas palestras, seminários e demais ações que promovam o diálogo urbano entre todas as partes interessadas. Num breve futuro, contribuições externas de outros apoiadores e os próprios projetos tornarão o Instituto autossustentável.

O IPIU está aberto a receber sugestões, projetos, parcerias e novas tecnologias.

E-mail: institutoipiu@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/institutoipiu

Site: www.ipiu.org.br (Em construção)

 

PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2017 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044