Aspecto social ganha destaque no X Recicle CEMPRE
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - terça-feira, agosto 21, 2018
Consulte nossos conteúdos
Aspecto social ganha destaque no X Recicle CEMPRE
Trabalho com associações de catadores domina debate entre líderes empresariais em sustentabilidade

O Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE) reuniu diretores de sustentabilidade de grandes empresas e líderes de cooperativas de catadores para debater o modelo de logística reversa no Brasil no X Recicle CEMPRE, seminário sobre gestão de resíduos que chega ao segundo dia em São Paulo. A troca de experiências bem sucedidas sobre a parceria do setor privado com as cooperativas pôs em destaque os benefícios ambientais e sociais da reciclagem.

 “O caminho para a sustentabilidade tem que incluir o viés social”, afirmou André Vilhena, diretor do CEMPRE. “Pode levar mais tempo, porque você tem que tirar o catador do lixão, fazer a sua reinserção social e depois transformá-lo em empreendedor. Isso leva tempo, mas é possível fazer. Você pode descobrir lideranças capazes e empreendedoras em qualquer lugar – basta ter oportunidade”, frisou.

 O primeiro dia do evento reuniu, na terça-feira, Paulo Pompilho, diretor de Relações Corporativas do Grupo Pão de Açúcar; Adriano Ferriani, coordenador de sustentabilidade da Vigor; Simone Veltri, gerente de Relações Socioambientais da AMBEV; e Juliana Seidel, especialista em Desenvolvimento Ambiental da Tetra Pak. Os executivos apresentaram os seus cases de sucesso com logística reversa, muitos envolvendo aparelhamento e capacitação em cooperativas de catadores, além da instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e campanhas de conscientização do consumidor.

 Roberto Laureano, líder do Movimento Nacional dos Catadores, também palestrou e lembrou que a sua primeira formação como catador foi pelo CEMPRE, onde aprendeu um conceito fundamental. “Somos catadores no nome da profissão, mas há muito mais na nossa ação: fazemos também educação ambiental, pois ensinamos o morador como separar”, disse Laureano. “Vamos ter que discutir o processo de prestação de serviço pago dos catadores e sei que as empresas da coalizão estão abertas a isso”.

 Ariel Pares, secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, esteve presente na cerimônia de abertura do Recicle CEMPRE. “A chegada à decima edição do evento mostra que a reciclagem é uma preocupação do setor empresarial e da sociedade há muito tempo”, afirmou Pares. Ele disse que há 840 propostas de emendas na consulta pública do acordo setorial para logística reversa de embalagens, iniciativa de 500 empresas com metas de incentivo à reciclagem coordenada pelo CEMPRE.

 “A coalizão das empresas está se comprometendo a comprar todo o material coletado pelas prefeituras. Mas a prefeitura tem que fazer a sua parte. O serviço da cooperativa é eficiente e tem um custo menor. A cooperativa favorece para que o setor privado faça investimentos.”, disse Vilhena, que reforçou a importância da adesão das empresas que ainda não fazem parte do acordo. “A mudança de comportamento é talvez a mudança mais rápida do que podemos fazer. Essa é a discussão que também temos que levar à população”, concluiu.

 Na tarde desta quarta-feira, o palco do Recicle CEMPRE é reservado a líderes de cooperativas de catadores de todo o Brasil, que contam as suas histórias e seus diferentes métodos de trabalho.


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2018 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044