Prêmio Latino Americano de Arquitetura
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - sábado, setembro 23, 2017
Consulte nossos conteúdos
Prêmio Latino-Americano de Arquitetura
Entre os finalistas, Parque da Juventude abriga a Biblioteca de São Paulo e outros polos culturais

O projeto Parque da Juventude, assinado pelo escritório aflalo/gasperini arquitetos, é um dos finalistas do Prêmio Latino-americano de Arquitetura Rogelio Salmona, ligado à Fundação colombiana homônima, e que premia os melhores espaços públicos da America Latina. O anúncio dos vencedores e a entrega do prêmio acontecerão no próximo dia 21/8 na Biblioteca Virgílio Barco, um projeto de Rogelio Salmona em Bogotá.

O Parque da Juventude, inaugurado por completo em 2007, representa uma antítese forte e uma metáfora quase óbvia: onde antes funcionava uma prisão – o antigo e de más lembranças Complexo do Carandiru – agora há a liberdade de conhecimento, das ideias, dos livros, já que o espaço abriga a Biblioteca de São Paulo, além de dois edifícios institucionais, um parque central bem arborizado e um parque esportivo.

A proposta incluía a remodelação de dois conjuntos de edifícios existentes nas extremidades da gleba, ligados por um parque com momentos distintos, sendo um de apelo esportivo e outro voltado ao lazer passivo e contemplação. Ao longo de quase uma década, o parque foi implantado em 60% da área original, sendo que os 40% restantes ainda permanecem com uso carcerário. Durante este processo, dois pavilhões que garantiriam um importante espaço urbano da implantação original do presídio foram demolidos.

“Propusemos então a criação de um novo pavilhão, com tipologia horizontal, para restaurar o elemento constituído e gerador dos limites ao espaço perdido. Este pavilhão veio a se tornar a Biblioteca de São Paulo, empreendimento cultural de grande sucesso na sua proposta de integração da comunidade”, afirma Roberto Aflalo, um dos sócios-diretores da aflalo/gasperini.

Inspirado na Biblioteca Pública do Chile, o prédio da biblioteca possui uma área ampla com iluminação zenital, rompendo o paradigma de bibliotecas serem ambientes fechados, escuros e intimidadores, além de gerar uma economia de energia. A estrutura é formada por 20 pilares e 10 vigas, espaçadas a cada 10 metros, garantido uma grande flexibilidade de layout interno. O mobiliário ganhou divertidos tons coloridos e serigrafias lúdicas foram propostas nos vidros para dar mais intimidade a quem lê ou pesquisa.

O programa é constituído por um pavimento térreo com recepção, acervo, auditório, módulos para leitura para crianças e adolescentes e áreas de multimídia. O terraço existente neste pavimento foi coberto por uma estrutura tensionada que abriga uma cafeteria, áreas de estar e espaço para performances.

Organizada como se fosse uma livraria, visando atrair também o público não leitor, a Biblioteca de São Paulo colaborou para que o impacto urbano do Parque da Juventude extrapolasse os limites do bairro, trazendo gente de toda a cidade para aproveitar esse novo espaço. Além do Parque da Juventude/Bilbioteca de São Paulo, outros quatro projetos brasileiros foram indicados ao prêmio. Veja a lista abaixo:

Finalistas da Região Brasil

- Conjunto de Edifícios e espaços públicos Parque da Juventude, São Paulo, Brasil / Aflalo & Gasperini, Rosa Grena Kliass;

- Museu da Sustentabilidade, Centro de Informação e Praça Victor Civita, São Paulo, Brasil / Adriana Levisky, Anna Julia Dietzsch;

- Terminal de Ônibus da Lapa, São Paulo, Brasil / Luciano Margotto, Marcelo Ursini, Sérgio Salles;

- Edifício Projeto Viver, São Paulo, Brasil / Forte, Gimenes & Marcondes Ferraz Arquitetos;

- Centro Digital de Ensino Fundamental, São Caetano do Sul, Brasil / José Augusto Aly.

PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2017 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044