Manuais do Proprietário e de Áreas Comuns para download
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - sexta-feira, abril 19, 2019
Consulte nossos conteúdos
Manuais do Proprietário e de Áreas Comuns para download
Documentos revisados pelo Secovi-SP e SindusCon-SP também terão versão impressa

Já estão disponíveis para download gratuito a terceira edição do Manual do Proprietário e a segunda edição do Manual das Áreas Comuns no site do Secovi-SP (Sindicato da Habitação). Revisados e ampliados pelo Secovi-SP e pelo SindusCon-SP, os documentos contêm as principais informações referentes ao imóvel, como condições de garantia, relação de fornecedores (materiais, equipamentos e serviços) e orientações para uso e manutenção da unidade (Manual do Proprietário) e do empreendimento (Manual de Áreas Comuns). Ambos são entregues pelas construtoras aos usuários e síndicos dos novos edifícios.

Segundo o vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do Secovi-SP, Carlos Borges, esse trabalho fecha um ciclo na construção civil. "A implementação de programas de manutenção preventiva e corretiva nos condomínios é essencial para a obtenção da vida útil de projeto e para a garantia da segurança e conforto aos usuários”, explica ele. “As duas publicações servem como modelos para as incorporadoras elaborarem manuais customizados para cada um de seus empreendimentos e também como guias para síndicos e administradoras de condomínios na elaboração desses programas de manutenção.”

 A revisão dos Manuais, feita pelo grupo de trabalho coordenado pelos dois sindicatos, levou dois anos para ser concluída, adequando-os às novas normas técnicas do setor.

Para Alexandre Luis de Oliveira, coordenador do grupo de trabalho dos Manuais do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, a manutenção periódica e planejada é mais barata e eficiente. O trabalho deve ser focado na gestão, oferecendo treinamento aos funcionários do empreendimento. Nele, serão explicadas, por exemplo, as rotinas de limpeza de cada área, quais produtos e equipamentos usar etc. “Isso tudo vai colaborar para resultados muito positivos, como a criação da gestão de processos, eliminação da paralisação da operação de equipamentos devido a serviços negligentes, redução de manutenções corretivas e emergenciais, redução de colapso e deterioração precoce dos sistemas”, exemplifica Oliveira.

A versão impressa estará à venda, a partir da segunda quinzena de janeiro, na biblioteca do Secovi-SP (biblioteca@secovi.com.br).


COPYRIGHT © 2003-2019 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044