Incêndio em boate serve de alerta
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - segunda-feira, dezembro 18, 2017
Consulte nossos conteúdos
Incêndio em boate serve de alerta
Cuidados com edificações envolvem treinamento, equipamentos testados, manutenção em dia e inspeção predial
Na madrugada deste domingo, um incêndio de grandes proporções assolou a cidade de Santa Maria, a 300 km de Porto Alegre (RS).

A noite que deveria ser de diversão se transformou na segunda maior tragédia do Brasil em termos de mortos por causa do fogo, superando até mesmo o caso do Edifício Joelma, em São Paulo. Até o momento da publicação desta nota (22h), eram 248 falecimentos e mais de 100 pessoas feridas.

Os maiores veículos de imprensa do país noticiam que por volta das 2h30 da madrugada começava um incêndio no teto da boate Kiss, após um dos integrantes do grupo musical acender um sinalizador. As fagulhas teriam atingido o forro feito de espuma para proteção acústica, fazendo com que rapidamente o fogo tomasse proporções incontroláveis. Segundo uma testemunha, uma pessoa até tentou conter as chamas com um extintor, mas o equipamento não funcionou.

Sem saber direito o que estava acontecendo, num primeiro momento, seguranças teriam barrado a porta, alegando que a saída só poderia ser feita após o pagamento da comanda. Testemunhas também contam que havia uma única via de acesso de entrada e saída e que faltava sinalização adequada.

Estas poderiam ser algumas das razões que teriam agravado a situação. Conforme divulgou o portal BandNews, o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul ainda não sabe se a casa noturna tinha algum problema estrutural que pudesse ter contribuído para a tragédia. Entretanto, segundo informações iniciais, a lotação do local estava acima da permitida, que era de 1.000 pessoas. O que se tem conhecimento é que a boate tinha alvará de funcionamento vencido desde o final do ano passado, com sua renovação em andamento.

Tragédias como essa, que para muitos é uma "tragédia anunciada", alertam para a importância de se cuidar adequadamente das edificações. E do papel fundamental do profissional de Facility Management. Treinamento, equipamentos, manutenção em dia e inspeção predial são imprenscindíveis para garantir a segurança em ambientes como shoppings centers, igrejas, prédios corporativos, indústrias, casas de show, teatros, museus etc.

Confira novamente a reportagem publicada pela Revista INFRA em novembro de 2012: CLICANDO AQUI.
 
Foto: Germano Roratto/Ag. RBS/Folhapress

PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2017 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044