Por dentro da Arena Castelão
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - domingo, novembro 19, 2017
Consulte nossos conteúdos
Por dentro da Arena Castelão
Estádio revitalizado ganha novos espaços, como um centro de compras com 58 lojas
 
 Imagem interna do gramado (crédito: Vigliecca Associados)
A Arena Castelão foi entregue para os cearenses em 16 de dezembro totalmente revitalizada. Datado de 1973, o estádio será palco de jogos da Copa das Confederações neste ano e da Copa do Mundo em 2014.

Para realizar a reforma, foram necessários invetsimentos de R$ 518,6 milhões e 2.000 colaboradores contratados pelo consórcio formado pela Construtora Andrade Mendonça e pela Galvão Engenharia. A transformação envolveu obras de reforma, ampliação e modernização das instalações, com o objetivo de modernizar, mas também manter as características históricas do local.

Novo Castelão

Em dois anos de obras foram transformadas arena e o entorno, incluindo uma praça de acesso de 55 mil m² e um estacionamento coberto com capacidade para cerca de 2.000 veículos, além de infraestrutura de serviços e edifícios para abrigar órgãos estaduais. A fachada do acesso principal foi feita com estrutura em pele de vidro e acompanha a curvatura do estádio, o que evita o aquecimento interno, pois a tecnologia não absorve os raios solares. O resultado proporcionará maior conforto térmico ao público e redução no consumo de energia no uso do ar condicionado.

O estádio abriga até 67 mil pessoas e chama atenção pela sua cobertura de 36 mil ², que é constituída de telhas metálicas. Em sua extremidade interna, apresenta um anel composto por policarbonato ou telhas translúcidas, para evitar o sombreamento em trechos do gramado causado pela posição solar, prejudicial à qualidade da transmissão televisiva. A cobertura também foi preparada para receber placas de energia fotovoltaicas, auxiliando na captação de energia solar.

O gramado ficou 30 metros mais próximo das cadeiras inferiores. Pessoas com deficiências especiais contam com 2,5% dos assentos (1.675 lugares), valor 1% acima do obrigatório pelas normas do Ministério do Esporte. Todos os assentos são cobertos e possuem proteção V0 (V zero) e UV, evitando a propagação de chamas e sendo mais resistentes aos impactos.

Construção sustentável

A obra, atendendo às exigências da FIFA, seguiu o modelo de construção sustentável e foram tomadas diversas medidas na busca pela certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), selo verde para edificações. Entre as ações tomadas, está a reciclagem de todo o concreto das demolições, transformado em material para a pavimentação do estacionamento. Também foi adotado um sistema de esgoto a vácuo, permitindo uma redução de 90% do consumo de água e também na demanda do sistema de esgotamento sanitário da cidade.

Sistemas de ar condicionado de alta eficiência energética, com uso de chillers para resfriamento de água e sistemas VRF, foram adotados no estádio. O projeto de iluminação foi desenvolvido para minimizar o consumo de energia, utilizando o máximo possível da luz natural, dividindo circuitos e adotando controle automático. Para completar as medidas, há o reaproveitamento de águas de chuva e instalação de geradores para cargas essenciais, utilizando motores movidos a gás natural.

Infraestrutura adicional

Além da reforma do estádio, também foi construído o Cine Clube Arena Castelão, uma sala de cinema com capacidade para 150 lugares e com uma tela de 7m de largura por 4m de altura. O cinema terá entrada gratuita, abrindo apenas aos sábados e com uma única sessão às 18h. O objetivo: oferecer uma programação educativa e cultural relacionada ao esporte.

Outra iniciativa, o Espaço Cultural Deputado Etevaldo Nogueira, é dividido em quatro temáticas: História do Futebol Cearense, Grandes Clássicos, PersonalidadesArena Castelão. O local conta com dois miniauditórios que recebem até 30 pessoas, onde serão apresentados depoimentos de personalidades importantes como jogadores, historiadores e árbitros.

Concluindo os novos espaços, também foi desenvolvido o Top Moda Castelão, um centro de compras que disponibilizará 58 lojas na parte interna do estádio para empresários do setor de moda nos segmentos de confecções, calçados e acessórios.

Fotos: Portal da Copa 2014

PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2017 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044