Estádio revitalizado ganha novos espaços, como um centro de compras com 58 lojas
|
Imagem interna do gramado (crédito: Vigliecca Associados) |
A Arena Castelão foi entregue para os cearenses em 16 de dezembro totalmente revitalizada. Datado de 1973, o estádio será palco de jogos da Copa das Confederações neste ano e da Copa do Mundo em 2014.
Para realizar a reforma, foram necessários invetsimentos de R$ 518,6 milhões e 2.000 colaboradores contratados pelo consórcio formado pela Construtora Andrade Mendonça e pela Galvão Engenharia. A transformação envolveu obras de reforma, ampliação e modernização das instalações, com o objetivo de modernizar, mas também manter as características históricas do local.
Novo Castelão
Em dois anos de obras foram transformadas arena e o entorno, incluindo uma praça de acesso de 55 mil m² e um estacionamento coberto com capacidade para cerca de 2.000 veículos, além de infraestrutura de serviços e edifícios para abrigar órgãos estaduais. A fachada do acesso principal foi feita com estrutura em pele de vidro e acompanha a curvatura do estádio, o que evita o aquecimento interno, pois a tecnologia não absorve os raios solares. O resultado proporcionará maior conforto térmico ao público e redução no consumo de energia no uso do ar condicionado.
O estádio abriga até 67 mil pessoas e chama atenção pela sua cobertura de 36 mil ², que é constituída de telhas metálicas. Em sua extremidade interna, apresenta um anel composto por policarbonato ou telhas translúcidas, para evitar o sombreamento em trechos do gramado causado pela posição solar, prejudicial à qualidade da transmissão televisiva. A cobertura também foi preparada para receber placas de energia fotovoltaicas, auxiliando na captação de energia solar.
O gramado ficou 30 metros mais próximo das cadeiras inferiores. Pessoas com deficiências especiais contam com 2,5% dos assentos (1.675 lugares), valor 1% acima do obrigatório pelas normas do Ministério do Esporte. Todos os assentos são cobertos e possuem proteção V0 (V zero) e UV, evitando a propagação de chamas e sendo mais resistentes aos impactos.
Construção sustentável
A obra, atendendo às exigências da FIFA, seguiu o modelo de construção sustentável e foram tomadas diversas medidas na busca pela certificação LEED (
Leadership in Energy and Environmental Design), selo verde para edificações. Entre as ações tomadas, está a reciclagem de todo o concreto das demolições, transformado em material para a pavimentação do estacionamento. Também foi adotado um sistema de esgoto a vácuo, permitindo uma redução de 90% do consumo de água e também na demanda do sistema de esgotamento sanitário da cidade.
Sistemas de ar condicionado de alta eficiência energética, com uso de chillers para resfriamento de água e sistemas VRF, foram adotados no estádio. O projeto de iluminação foi desenvolvido para minimizar o consumo de energia, utilizando o máximo possível da luz natural, dividindo circuitos e adotando controle automático. Para completar as medidas, há o reaproveitamento de águas de chuva e instalação de geradores para cargas essenciais, utilizando motores movidos a gás natural.
Infraestrutura adicional
Além da reforma do estádio, também foi construído o Cine Clube Arena Castelão, uma sala de cinema com capacidade para 150 lugares e com uma tela de 7m de largura por 4m de altura. O cinema terá entrada gratuita, abrindo apenas aos sábados e com uma única sessão às 18h. O objetivo: oferecer uma programação educativa e cultural relacionada ao esporte.
Outra iniciativa, o Espaço Cultural Deputado Etevaldo Nogueira, é dividido em quatro temáticas:
História do Futebol Cearense,
Grandes Clássicos,
Personalidades e
Arena Castelão. O local conta com dois miniauditórios que recebem até 30 pessoas, onde serão apresentados depoimentos de personalidades importantes como jogadores, historiadores e árbitros.
Concluindo os novos espaços, também foi desenvolvido o Top Moda Castelão, um centro de compras que disponibilizará 58 lojas na parte interna do estádio para empresários do setor de moda nos segmentos de confecções, calçados e acessórios.
Fotos: Portal da Copa 2014