Mineirão entregue com infraestrutura notável
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - terça-feira, julho 17, 2018
Consulte nossos conteúdos
Mineirão entregue com infraestrutura notável
Estádio da Copa será apresentado hoje (21/12) e busca certificação LEED
Após cerca de três anos de reformas e investimentos de R$ 666,3 milhões, sendo R$ 400 milhões de financiamento federal, o novo Mineirão será entregue hoje (21/12), às 16 horas, em cerimônia que contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff e do Ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

Para a realização da reforma foi feita uma Parceria Público Privada (PPP) entre o Governo de Minas Gerais e o vencedor da licitação realizada em 2010, o Minas Arena. A empresa conduziu todo o trabalho de modernização e também terá direito ao consórcio de operação da arena por 25 anos.

O estádio, construído em 1965 e tombado pelo patrimônio histórico de Belo Horizonte, não sofreu alterações no projeto de fachada. Na área externa foi construída uma esplanada com 80 mil m² e capacidade para 65 mil pessoas, planejada para ser um espaço de convívio social, além de abrigar atividades de lazer, cultura, esporte, ente outros.

O estacionamento tem 2.925 vagas, sendo 1.884 cobertas e pessoas com deficiências, bombeiros, viaturas policiais, motos, bicicletas e veículos de carga e descarga têm 255 vagas reservadas. A arena conta com oito elevadores e duas rampas de acesso, com a entrada controlada por 106 catracas eletrônicas. Dois telões de LED de 98 m² acima dos gols transmitirão informações ao público.

O gramado foi rebaixado em 3,4 metros para melhorar a visibilidade e o campo agora tem a dimensão de 105m x 68m, com capacidade para abrigar 62.160 assentos, sendo todos cobertos, além dos 98 camarotes e lounges com instalações exclusivas. A área exclusiva para jornalistas comportará 388 profissionais, com 160 estações de trabalho.

O novo espaço também oferece restaurante panorâmico em um espaço de 1.160 m², podendo atender até 370 pessoas, e uma área comercial de mais de 7,5 mil m² com até 47 lojas. Além disso, 58 bares e lanchonetes estarão espalhados por todos os setores, que contam com televisores para que os torcedores não percam nenhum lance da partida. Cinquenta e quatro banheiros atenderão ao público em geral, com mais 15 destinados às áreas de hospitalidade e dez para a área externa, totalizando 79. Para monitorar toda essa infraestrutura, há 364 câmeras, sendo 170 fixas, e a equipe de segurança privada trabalhará com o apoio da Polícia Militar, chegando até 800 profissionais em dias de grandes eventos.

Desde 25 de janeiro de 2010, data de início das obras, foram adotadas medidas sustentáveis em busca da certificação para prédios verdes LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) na categoria "Nova Construção e Renovação Principal". Cerca de 90% do entulho gerado na obra foi reaproveitado, as antigas cadeiras foram doadas a outros equipamentos esportivos do Estado, a utilização de produtos sustentáveis foi prioridade, a água da chuva foi reaproveitada, com a ajuda de um reservatório de seis milhões de litros, e foi implantada uma usina solar que será capaz de transformar a radiação solar em energia elétrica, com placas fotovoltaicas instaladas na cobertura que tem potência de 1,6 megawatt e captarão a energia suficiente para suprir a demanda de cerca de 1.200 residências de médio porte.



Fonte: Portal da Copa | Fotos: ME/Portal da Copa/Nitro Imagens

PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2018 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044