Primeiro Hotel Hist��rico do Brasil
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - quarta-feira, novembro 21, 2018
Consulte nossos conteúdos
Primeiro Hotel Histórico do Brasil
Status foi conquistado pelo Brasília Palace ontem (25/9)
O Brasília Palace, no Distrito Federal, é o primeiro hotel do Brasil a conquistar o status de Hotel Histórico, atendendo já as novas regras do novo Sistema Brasileiro de Classificação Hoteleira (SBClass) do Ministério do Turismo. A entrega da placa foi feita nesta terça-feira (25/9) pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Recuperado pelas Organizações PaulOOctavio, o hotel administrado pela Rede Plaza Brasília passou pela avaliação do Inmetro por estar instalado em edificação preservada em sua forma original ou restaurada e por ter sido palco de fatos histórico-culturais de importância reconhecida, dois dos critérios estabelecidos pelo MTur quando do estabelecimento da matriz de Hotel Histórico.

"A Rede Plaza Brasília e a equipe do Brasília Palace Hotel têm a honra de oferecer uma joia de Niemeyer com adereços de Athos Bulcão aos nossos hóspedes e visitantes. Assim como o mestre, buscamos estar à frente e com o olhar no futuro. O hotel foi a primeira obra inaugurada na cidade, ofereceu os primeiros bailes, primeiro concurso de miss, o primeiro a usar aço nacional em sua estrutura e muitas outras inovações. Desta vez, não poderia ser diferente: trazemos mais esta referência para o hotel e para Brasília. Dedicamos este marco pioneiro ao saudoso presidente Juscelino Kubitschek, que no dia 12 de setembro estaria fazendo 110 anos, e a Oscar Niemeyer, que completa 105 anos no dia 15 de dezembro", disse Daniel Bernardes, gerente Geral do Brasília Palace.

História
 
Primeiro hotel da capital, projetado por Oscar Niemeyer, o Brasília Palace foi inaugurado em 30 de junho de 1958. Durante o seu período áureo, hospedou personalidades como André Malraux, Jean Paul Sartre, Indira Gandhi, Rainha Elizabeth II, Dwight Eisenhower e Che Guevara, entre outros, até que um incêndio, em 5 de agosto de 1978, destruiu completamente o hotel.

O prédio ficou abandonado até 14 de maio de 1997, quando o então governador Cristovam Buarque lançou o Edital de Licitação, de abrangência nacional, para a restauração do Brasília Palace Hotel, atendendo a um pedido de artistas, pioneiros e preservacionistas da cidade, que não se conformavam com os 19 anos de abandono da primeira construção inaugurada na cidade.

O grupo de Paulo Octavio foi o único a apresentar proposta, e ficou responsável pelas obras, que foram acompanhadas pelo escritório de Oscar Niemeyer, visando preservar as características originais do edifício. Após nove anos de trabalhos, o hotel foi reinaugurado em setembro de 2006.

Fonte: Hotelnews


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2018 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044