Ponto eletrônico traz mais segurança para empresas
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - quarta-feira, dezembro 13, 2017
Consulte nossos conteúdos
Ponto eletrônico traz mais segurança para empresas
Ferramenta evita qualquer manipulação ou alteração dos dados
O Sistema de Registro de Ponto Eletrônico (SRPE) começou a valer no início do mês de setembro para microempresas e empresas de pequeno porte, com mais de 10 empregados, que já usam equipamento eletrônico para o controle da jornada de trabalho.
 
A utilização desse sistema de registro eletrônico de ponto, disciplinado pela Portaria nº 1.510, de 21/8/2009, do Ministério do Trabalho e Emprego, trouxe inúmeras regras em relação à marcação da jornada de trabalho.

Ao mesmo tempo em que representa uma maior confiança para o trabalhador no registro diário da sua jornada, também traz várias exigências para as empresas e, consequentemente, custos para o cumprimento das suas regras.

O ponto eletrônico demonstra os horários reais de trabalho, evitando-se qualquer manipulação ou alteração dos seus dados e é dotado de um mecanismo impressor em bobina de papel que permite a impressão dos horários cumpridos pelo trabalhador e que servirá de controle para o empregado e empregador.

Pelo fato de ser inviolável e impedir restrições à marcação de ponto, bem como marcação automática em horário fixo, como o previsto no contrato de trabalho, seus registros terão maior credibilidade em uma fiscalização de rotina pelo Auditor Fiscal do Trabalho e também perante a Justiça do Trabalho nas reclamações trabalhistas nas quais se discute a realização de horas extras.

Embora ele traga uma série de exigências às empresas para o seu cumprimento, o que significa também uma elevação de custos, as empresas estarão mais seguras em relação à prova que será produzida nas reclamações trabalhistas com a juntada dos registros, evitando-se que o trabalhador e suas testemunhas prestem depoimentos fora da realidade dos fatos, contrariando as marcações que estão nos registros.
 







Marcia Bello
é coordenadora de Relações do Trabalho do escritório Sevilha, Andrade, Arruda Advogados

 

PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2017 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044