Mobiliário corporativo
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Portal Revista Infra - domingo, setembro 23, 2018
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Mobiliário corporativo
Escolhas inadequadas podem afetar a saúde e a produtividade dos profissionais
A escolha correta dos móveis de uma empresa é tão importante quanto a de um bom profissional. Um mobiliário inadequado pode provocar pequenos incômodos musculares e até mesmo sérios problemas de saúde ao usuário, consequentemente, afetando a qualidade do trabalho e a produtividade da empresa. "As pessoas passam a maior parte do seu dia desempenhando suas atividades profissionais e executá-las em um local com móveis ergonômicos adequados evita pequenos incômodos musculares e contribui na agilidade e produtividade, proporcionando maior qualidade de vida no trabalho", afirma Alexandre Matos, ergonomista parceiro da fabricante Artline.

O ergonomia promove bem-estar, conforto e segurança no ambiente de trabalho. De acordo com Matos, as empresas já se conscientizaram da importância de promover a qualidade de vida do funcionário no ambiente de trabalho. "Em algumas atividades existem legislações específicas, como por exemplo, de Call Center, que são normatizadas pela NR17, em que todos os direcionamentos para o ambiente seguro, sadio e ergonômico são apresentados e fiscalizados", ressalta.

Além dos móveis corporativos, o ambiente de trabalho também deve ser levado em consideração. "As cores utilizadas podem motivar, relaxar ou até mesmo gerar um estresse nas pessoas que ocupam o ambiente. A iluminação do espaço pode interferir positiva ou negativamente, conforme a atividade a ser desempenhada", explica Matos.

Para evitar erros na hora de escolher os móveis de escritório alguns cuidados devem ser tomados. Segundo Luiz Carlos Cechinel, diretor Comercial da Artline, o primeiro passo é
escolher o ambiente, medir o tamanho do espaço disponível e analisar quantas pessoas ocuparão o local, além do nível hierárquico de cada uma e as atividades que serão desempenhadas. "A partir dessa informação é possível analisar a melhor maneira de organizar o espaço e determinar os seguintes pontos: quantas mesas serão colocadas, quantos computadores, pontos de internet ou telefone, com o intuito de analisar o cabeamento; quantas pessoas irão atender clientes para determinar a quantidade e disposição de cadeiras, além de verificar se o ambiente terá sala de espera para mobiliar com sofás", afirma.

Na hora de realizar a compra do mobiliário, questões como a qualidade dos produtos exige atenção redobrada. "O ideal é dar preferência a produtos que possuam certificações", alerta Cechinel. Acrescenta, ainda, que é preciso escolher cores e acabamentos que combinem com o ambiente e com a empresa, analisar o prazo de garantia e de entrega e se atenderão todas as necessidades, além da questão sustentável. "Vale destacar que um grande diferencial é o cuidado da empresa com o meio ambiente. É importante pesquisar sobre as ações sustentáveis realizadas pela indústria em prol do desenvolvimento sustentável", explica.






Luiz Carlos Cechinel (à esq.), diretor Comercial da Artline, e Alexandre Matos, ergonomista parceiro da empresa

 

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