Parceria para criação da ‘Reserva Votorantim’
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - terça-feira, fevereiro 19, 2019
Consulte nossos conteúdos
Parceria para criação da ‘Reserva Votorantim’
Acordo inédito entre o Governo de São Paulo e Votorantim resultará na maior reserva privada de Mata Atlântica do país
Através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Fundação Florestal, o Governo do Estado de São Paulo divulgou o protocolo de intenções para a criação da 'Reserva Votorantim', área de preservação com mais de 35 mil hectares na região do Vale do Ribeira (SP).

O acordo é inédito e resultará na gestão compartilhada da maior propriedade privada do país com Mata Atlântica preservada, o que permitirá avanços em estudos científicos, educação ambiental, ecoturismo, preservação de espécies ameaçadas de extinção e desenvolvimento socioeconômico da região.

"A assinatura deste protocolo reflete o compromisso do Estado de apoiar ações voltadas à normatização, controle, proteção e conservação dos recursos naturais. A parceria com a Votorantim trará benefícios para a população de São Paulo e ganhos em conhecimento técnico para todo o Brasil", afirma Bruno Covas, secretario estadual de Meio Ambiente.

A "Reserva Votorantim" compreenderá o território onde está instalado o Sistema Juquiá, um dos principais complexos de usinas hidrelétricas da Votorantim. Ao redor dos empreendimentos, há mais de 50 anos já são preservadas áreas que abrigam um bloco único de Mata Atlântica primária, contíguo ao Parque Estadual do Jurupará, formando um corredor ecológico entre o interior do Estado e o litoral, equivalente a 70 mil campos de futebol, conservando da biodiversidade local.

"A Votorantim acredita no desenvolvimento sustentável enquanto caminho vital para o crescimento perene da organização e desenvolvimento das localidades onde tem operações. A parceria firmada hoje reforça a importância desse patrimônio ambiental para o Brasil e ampliará o conhecimento da sociedade sobre aspectos importantes relacionados à geração de energia limpa e renovável e ao meio ambiente", afirma Raul Calfat, diretor-presidente da Votorantim.

Principais objetivos do acordo

O acordo de gerenciamento compartilhado contempla a identificação de oportunidades e o apoio a atividades culturais e educativas na região, como a transformação da reserva em sala de aula viva para escolas, universidades, grupos de estudo e comunidade, com foco em experiência de vida consciente e responsável, bem como em laboratórios para desenvolvimento científico em biologia, farmacologia e ecologia. O fortalecimento da vigilância contra desmates, por meio do apoio do poder público, e a proteção contra extrativistas e ocupadores ilegais também fazem parte do acordo.

Outro aspecto relevante é a incorporação das comunidades que habitam a região no sistema de governança da 'Reserva Votorantim', reforçando o diálogo aberto entre as partes, além da geração de renda por meio do manejo sustentável da floresta e a capacitação para serviços ambientais, agropecuária familiar e economia inclusiva.

PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2019 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044