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Portal Revista Infra - terça-feira, outubro 16, 2018
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"Uma atividade emocionante"
É dessa forma que o Facility Manager do BICBANCO, Renato Vasconcelos, define o seu dia a dia, que inclui a estratégica relocalização corporativa da instituição - um crescimento de 3.750 para 10.000 m2
Por Érica Marcondes

Vasconcelos: "Moderno e totalmente novo, o escritório comportará 600 pessoas e espaço para futuro crescimento"
No dia 13 de dezembro, fechei o ano de trabalho com chave de ouro. Desci na estação Trianon-Masp do metrô, aqui em São Paulo, para conhecer as instalações do BICBANCO na Avenida Paulista, antes que a mudança para a Avenida Brigadeiro Faria Lima se concretizasse. Quem me recebeu foi Renato Vasconcelos, Facility Manager da instituição financeira.

Impecável no seu terno azul marinho, ele mostrou a simpatia que é comum aos profissionais desta atividade. Bem articulado, detalhista e com um currículo de peso, ele me surpreendeu com a sua gestão assertiva.

Outra coisa que me chamou a atenção, e que você confere na entrevista a seguir, foi a alta capilaridade que uma área de gestão de infraestrutura e serviços pode ter. Com 39 anos de experiência em bancos e há 19 anos no BICBANCO, Vasconcelos gerencia desde bens resgatados pela instituição a partir de empréstimos não honrados, passando pela guarda e leilão dessas mercadorias, até a gestão de mais de 700 contratos da empresa pelo Brasil, como arquivo, compras, almoxarifado, manutenção, limpeza, patrimônio, engenharia, gestão da frota própria e alugada, entre outros.

O seu mais recente desafio é a mudança física dos 600 colaboradores para um moderno prédio na Faria Lima, endereço que visitei no dia 4 de janeiro último. As estratégias para esta bem-sucedida relocalização corporativa você confere agora. Na reportagem, conheça um pouco do FL 4440 e os andares da nova sede do BICBANCO na capital paulista.

Comente sobre o BICBANCO.

Somos um banco de negócios, o quinto maior do país no segmento de Middle Market, que comemora 74 anos de atividades agora em 2012. Desde 1938, o BICBANCO escreve história como instituição financeira, valorizando o patrimônio e o capital produtivo ao intermediar negócios de empresas para o desenvolvimento socioeconômico do país. Nossa missão é desenvolver uma atividade financeira que, ao mesmo tempo e de forma integrada, maximize o retorno dos acionistas, garanta um crescimento consistente e sadio da instituição e valorize a comunidade em que ela está inserida.

A sua área tem sido, então, bastante importante para que se consiga atingir estes objetivos, não?

Sim. Fornecemos o suporte necessário para que o core business se desenvolva, conferindo qualidade ao ambiente de trabalho para o colaborador e ainda minimizando custos com a operação.

Antes de entrarmos nos detalhes da mudança e da sua área, conte para o leitor: quem é o Renato Vasconcelos?

Tenho 54 anos, muito bem casado há 32 anos e muito me orgulho dos meus três filhos (uma filha de 29, outra de 27 e um filho de 26). Na área profissional, trabalho há 39 anos no ambiente de bancos. São 25 anos só com recursos materiais; no BICBANCO já são quase duas décadas. Minha formação é em Ciências Contábeis, Administração de Empresas e outros cursos de extensão na Fundação Getúlio Vargas e ESPM. Recentemente, voltei ao banco da escola. Conclui um Master Business Administration na FAAP, por achar importante a atualização permanente.

Como você enxerga a área de Facilities?

A meu ver, a carreira se desenvolve ainda de forma lenta. Se não fossem trabalhos como os da INFRA, tenho certeza que passaria despercebida. Se, por um lado, há um caminhar da atividade, a inteligência da gestão ainda não é clara para o executivo. No ambiente financeiro, essa realidade é ainda mais forte. Por isso, quem exerce essa atividade de Facilities tem que fazer com dedicação e estar muito bem preparado. Tanto é que a tese que vou defender no MBA é: "Administração de Conflitos de Recursos Humanos com Recursos Materiais".

Como é o seu dia a dia?

Somos uma equipe de 15 pessoas diretas e 36 terceiros aqui na sede em São Paulo. Ao todo, o BICBANCO possui 49 pontos de presença no Brasil. Nesses lugares, o meu interlocutor é o gerente administrativo, mas todas as decisões estão concentradas aqui.

Você mencionou no início da nossa conversa que se trata de "uma atividade emocionante!".

Dedico muitas horas para atender todas as demandas das áreas. Às nove da manhã, por exemplo, já despachei com todo mundo e respondi, um a um, todos os cerca de 300 e-mails, pois acredito que todos merecem uma resposta, mesmo que seja um 'não'. As múltiplas responsabilidades da área também justificam o fato de não haver rotina. Agora mesmo [desde junho/2011], quando estamos nesse processo de obras do novo escritório e da mudança para o prédio, me mudei para um flat próximo à Faria Lima, para melhor acompanhar o processo.

E você ainda é empresário, certo?

Sim. Fora do meu horário de trabalho, ajudo minha esposa em outras atividades empresariais. Como você pode ver, eu não paro. Se não é no banco, é aos fins de semana nos meus negócios.

Quais são as áreas que estão dentro do 'guarda-chuva' de Facilities?

Como Facility Manager, sob a minha coordenação estão atividades das mais diversas possíveis, que envolvem: Gestão de Contratos, Patrimônio, Compras, Arquivo Inativo, Engenharia, Segurança Física e Patrimonial, Gestão de Frota, Serviços Terceirizados, Manutenção, com atendimento em todo território nacional. Uma atividade que requer atenção nos detalhes em face da diversidade de assuntos que envolvem prazos, regularização de documentos, negociações, pesquisas e controle de bens físicos.

E no processo da relocalização corporativa, quais foram as responsabilidades?

A partir das decisões do board do Banco, coordeno os grupos de trabalho focados na mudança para a Faria Lima, como infraestrutura, housekeeping, logística, manual de orientação e recepção no novo ambiente, desmobilização do prédio atual.

Recepção e (à dir.) lanchonete, espaço destinado à convivência e refeições rápidas



Aliás, essa mudança foi uma decisão de âmbito institucional?

Sim, mas visando as melhores condições de trabalho aos funcionários. O banco tinha a necessidade de certa independência com relação às instalações. Aqui na Paulista, ocupamos 60% dos andares, dividindo o prédio com empresas de ramos de negócios muito diferentes do ambiente financeiro. Além disso, como o BICBANCO está em uma fase permanente de evolução, teremos mais qualidade de trabalho ao sair de 3.650 para 10.000 metros quadrados. Moderno e totalmente novo, o escritório comportará 600 pessoas, oferecendo espaço para futuro crescimento.

Quais ações foram implementadas neste processo?

Trabalhamos uma série de quesitos, como: aproximação junto aos gestores para discussão das necessidades no novo local, por meio do layout; e estabelecimento do cronograma de mudança, com participação de reuniões com demais condôminos para início das atividades no novo prédio.

O que determinou a escolha do novo endereço?

A Presidência do BICBANCO elegeu a Faria Lima, em particular, pelas tendências de mercado. Além disso, o FL 4440 é um prédio Triple A, com certificação LEED, cujo desenho arquitetônico ainda nos possibilitou ter áreas independentes dos demais dois bancos que serão inquilinos, como portaria, catracas e elevadores, além de vagas de garagem numeradas.

Quais características o novo escritório possui?

O projeto foi desenvolvido com um novo conceito no mercado corporativo, o smart offices, que prevê escritórios inteligentes, inspiradores. O BICBANCO, junto com a Provecto, empresa de arquitetura especializada em instalações corporativas, desenvolveu um projeto que cuidou do bem mais precioso da empresa: as pessoas. São cinco pavimentos humanizados, preocupados com o bem-estar de todos os funcionários, usando ferramentas que propiciarão conforto, produtividade e as melhores práticas de ergonomia e acessibilidade. Ambientes onde cada colaborador se sinta feliz, animado, focado e disposto a trabalhar.

Antes compartimentados, agora os departamentos usufruem do open space, correto?
Exatamente. A disposição do layout foi estudada com cada gerente de área. Analisamos todos os pontos pertinentes do setor para melhor atender os funcionários. O escritório possui ambientes em open space, que promove uma comunicação mais fácil e onde a interatividade é total. Todo o mobiliário implantado (feito com madeira certificada) supera as expectativas ergonômicas, oferecendo mais saúde aos colaboradores do banco. As mesas do tipo plataforma possuem divisórias baixas, aproximando as pessoas. Já o novo sistema de telefonia do escritório conecta os departamentos de forma dinâmica, além de facilitar o contato rápido com as agências de todo o Brasil. Todos terão uma agenda eletrônica.

De que forma ocorrerá a mudança?

Faremos em cinco fins de semana seguidos, com a primeira movimentação em 20 de janeiro.

O que significa realizar uma mudança deste porte?

Ela envolve muitos aspectos: físicos e emocionais. As pessoas irão mudar seu itinerário, sua rotina diária, enfim, seus costumes. Por esses motivos, trabalhamos a melhor forma de minimizar o impacto das mudanças. Procuramos apresentar as vantagens da mudança e tentar auxiliar em alguma dificuldade individual. Teremos espaço de convivência, bicicletário com vestiário. Criamos um manual em que apresentamos a região, que contém: restaurantes, academias, condução coletiva, farmácias - enfim, toda e qualquer informação que facilite a integração ao novo ambiente. Sem falar nas instalações, que já mencionei.

Como as informações foram compartilhadas?

Elaboramos um planejamento estratégico, definindo líderes para cada grupo de trabalho, mantendo reuniões semanais com visitas ao local. Acompanhamos cada data estabelecida, revendo o planejamento quando necessário. Posso dizer que todos os itens são repassados exaustivamente.

Quais têm sido os resultados?

As diretrizes foram promover o processo de mudança com adoção das novas tecnologias e conceitos, de forma continuada e transparente, sem nenhum tipo de impacto para os usuários e clientes. Desta forma, houve investimentos na aquisição de soluções de alta disponibilidade e renovação do contrato de Backup-Site (em caso de emergência, a unidade Tutoia da IBM assume imediatamente). Para o segmento de telecomunicações, a recomendação foi da contratação de novas redes e links em paralelo.

E o novo Data Center?

Ah, esse é um capítulo à parte. Costumo dizer que será um Data Center digno de visitação. O projeto também trouxe o que existe de mais moderno em termos de tecnologia da informação, com destaque para as soluções de servidores (blade center) e de armazenamento de dados (storage) com aumento significativo da capacidade de processamento e armazenamento, melhorando a performance e a qualidade dos serviços de TI, mantidos em alta disponibilidade. A virtualização de servidores e estações de trabalhos foi implementada, aumentando a disponibilidade dos ambientes e agilizando os processos (veja todas as tecnologias do escritório no quadro em destaque).

No guarda-chuva de serviços, tudo é terceirizado?

Sim, tudo que é apoio: limpeza, vigilância, portaria, documentação.

Algum serviço sofrerá uma alteração radical aproveitando a mudança?

Limpeza. Ela será feita apenas no período noturno, das 22h00 às 6h00. Em ritmo de mutirão, não teremos funcionários do BICBANCO nos locais de trabalho, economizaremos energia, pois serão acesas apenas as luzes do andar a ser limpo. Trabalho concentrado. Durante o dia, teremos apenas uma reduzida equipe de suporte, para emergências.
Mobiliário ergonômico e de madeira reciclada também se destaca na área de treinamento

Isso deve reduzir os custos?

Os valores serão mantidos por conta da reestruturação que procedemos. Em contrapartida, vamos ganhar em produtividade, limpeza, segurança e tudo mais. Para ajudar, estamos adotando a campanha "mesa limpa, tela limpa".

O que significa?

Para efeito de segurança e facilidade na limpeza, o funcionário - ao ausentar-se por longo período ou ao final de expediente - deve desligar o micro e guardar em local seguro todo o material que estiver sobre ou sob a mesa.

Para encerrarmos, como a sua área enxerga o mercado de prestação de serviços?

Em cidades maiores como São Paulo e Rio de Janeiro, esta questão está mais bem resolvida, embora se aproximando do limite de disponibilidade. Ou seja: o crescimento do país ainda é maior que a capacidade de atendimento. Mas o Brasil é um país de dimensões continentais, com diferenças absurdas. É um desafio encontrar prestadores de serviços de qualidade em algumas regiões. Existem cidades onde o comércio fecha na sexta ao meio-dia e só abre na segunda. Mas como, se são aos fins de semana que se trabalha nas obras?! Pode ser uma situação engraçada agora, mas na hora você tem prazo, responsabilidades... É preciso muito jogo de cintura e o que já mencionei: amor pela profissão.


Elementos de ecoeficiência no projeto de interiores







Iluminação












-Não haverá sensor de presença. A iluminação será ativada por meio de interruptores em cada sala/departamento.

-A iluminação das áreas de circulação estará ligada diretamente ao quadro elétrico, com programação de horário de acendimento/encerramento.

-As lâmpadas utilizadas são fluorescentes: do tipo compacta para wcs/copa e lâmpadas T5 para as luminárias das áreas de trabalho. As T5, em especial, apresentam algumas vantagens, como: maior índice de reprodução de cores (IRC), na faixa de 80-100; quanto mais próximo de 100, maior será a semelhança com a luz do sol (a luz emitida +/- no horário do meio-dia). Também têm vida útil maior, com depreciação luminosa que fica entre 10 e 20% contra os 30% (ou mais) das lâmpadas antigas. Seus tubos mais finos permitem maior concentração de lâmpadas numa luminária. Se forem utilizados refletores curvos e individuais (um por lâmpada), a eficiência será ainda maior.

- As T5 também utilizam reatores eletrônicos específicos de alto desempenho e vida útil. Alguns modelos podem ser dimerizáveis (você pode variar a intensidade luminosa manualmente ou eletronicamente).

- Além disso, todas as luminárias do perímetro do pavimento receberão um dimer com controle de luminosidade. Dependendo da luz externa que entra no pavimento, a lâmpada automaticamente irá dimerizar.



Persianas








-As persianas do tipo rolô possuem em sua face externa um material aluminizado que reflete a luz e o calor vindo do exterior, mantendo melhor as condições de temperatura na área interna e favorecendo o funcionamento do sistema de ar condicionado sem sobrecarregá-lo.



Água








- Todos os vasos sanitários terão caixa acoplada, com sistema de acionamento tipo dual-flux, para 3 e 6 litros de descarga, garantindo economia de até 40% de água. Os mictórios receberão válvula de descarga automática. Seu acionamento é automático temporizado, liberando apenas a quantidade necessária para cada uso. Garante a economia de até 55% de água. Já as torneiras dos lavatórios também serão automáticas, com arejador de vazão constante de 6 litros/min.


Pintura







- Está sendo utilizado acrílico Premium extra lavável da Suvinil (a primeira a ter produtos atestados de acordo com os critérios do LEED).


Acessibilidade








- A equipe de Facilities do BICBANCO contratou uma consultoria para acompanhar e validar as instalações, tornando-as acessíveis, tanto para funcionários como para visitantes. Foram contemplados desde o acesso ao prédio até as instalações do BICBANCO.



Tecnologia e segurança dos dados








- Foi construído na nova sede do banco o Data Center principal com novas tecnologias de energia, refrigeração, CFTV, sistemas de prevenção e combate a incêndio, sistema de gerenciamento central, controle de acesso físico, segregação física de ambientes e fitoteca, tudo conforme as melhores práticas de mercado e sob a supervisão da TUV, que o certificará em todos estes quesitos. Também foi renovado o contrato de contingência, garantindo a alta disponibilidade dos serviços e a continuidade operacional dos negócios.

- No segmento de telecomunicações e redes, foram adquiridas novas soluções corporativas de telefonia IP, com sistema de gestão de telecomunicações, switches corporativos centrais e departamentais, rede wireless e circuitos de alta velocidade entre o site principal e o site de contingência, mesa de operações e gravação de voz.

- Em segurança, o banco decidiu pela substituição da solução atual por novas tecnologias de alta disponibilidade de Firewall, IPS - Intrusion Prevention Systems, acesso remoto e balanceamento de cargas, além da implementação de sistema para a gestão dos ativos de segurança.


O FL 4440

Primeiro de uma leva de sete prédios a serem entregues na região da nova Faria Lima nos próximos dois anos, o edifício FL 4440 foi 100% comercializado (locação) pela CB Richard Ellis - CBRE antes do término de sua construção, e podemos dizer que ele passa a ter uma vocação financeira. Afinal, será o endereço principal de três importantes instituições bancárias voltadas às áreas comercial, industrial e de investimentos.

A incorporação é da VBI Real Estate, que encomendou o projeto de arquitetura do escritório Collaço e Monteiro. Em formato "L", o empreendimento oferece dois tipos de lajes corporativas: de 1.160 e 2.200 metros quadrados. As cinco primeiras lajes são a "casa" do BICBANCO, que, por conta do desenho traçado pela arquitetura, dispõe de recepção, elevadores e entrada privativas e independentes. No total, o empreendimento é composto por 23 mil m2 de área locável, com 15 andares e tecnologias prediais que o categorizam como Triple A. Com a construção baseada em aspectos sustentáveis, o prédio está em processo de obtenção do Selo LEED Gold. A sua localização é na Avenida Brigadeiro Faria Lima, número 4440.


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