Edifício verde da Dígitro é Construção Sustentável de 2012
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - terça-feira, abril 23, 2019
Consulte nossos conteúdos
Edifício verde da Dígitro é Construção Sustentável de 2012
15/03/12 - A premiação ocorrerá no Fórum de Gestão Sustentável de Florianópolis
O Edifício Verde da Dígitro Tecnologia, localizado em Santa Catarina, foi escolhido pela comissão julgadora do Prêmio Expressão de Ecologia como ganhador nacional do título de Construção Sustentável 2012.

A cerimônia de entrega do prêmio será durante o Fórum de Gestão Sustentável em Florianópolis, programado para o segundo semestre, que reunirá especialistas em desenvolvimento sustentável de todo o país, além de dezenas de ONGs, representantes de governo e empresas envolvidas em projetos "verdes".

"Ficamos muito orgulhosos com o prêmio, pois sabemos que a disseminação de projetos como este reforça a ideia de que preservação ambiental é uma responsabilidade de todos e deve estar na base dos valores empresariais", afirma Geraldo Faraco, presidente da Dígitro. O empreendimento foi baseado no conceito green building (edifício verde), buscando a preservação ambiental e o aproveitamento máximo de recursos naturais, como o calor, a luz solar e a água da chuva, reduzindo significativamente o consumo de energia.

Por dentro dos itens sustentáveis

A utilização de vidros especiais, chamados insulados, permite a penetração de luz natural em todos os ambientes (menor necessidade de luz artificial), bloqueando em 70% a entrada de calor e, diminuindo assim o uso de ar condicionado e reduzindo em mais de 70% o ruído externo. No topo, uma estrutura de células fotovoltaicas está sendo montada em etapas, para que até 2014, a luz interna utilizada em todos os ambientes, durante o dia, venha desta fonte.

O prédio também conta com sistemas de aquecimento solar, circuitos hidráulicos distintos (um de água tratada, para uso em torneiras e chuveiros, e outro para uso específico na descarga dos vasos sanitários, utilizando água coletada da chuva, com uma capacidade de armazenamento de 60.000 litros). A utilização de um prisma central permite a entrada de luz solar nos vários andares, reduzindo o uso de iluminação artificial e o consumo de energia.

A estrutura também possui um moderno sistema de tratamento de efluentes, ampla estrutura para portadores de necessidades especiais, programas de saúde, com incentivo à utilização de bicicleta, além de programas de reciclagem que envolvem os colaboradores e a comunidade local.

Fotos: Divulgação

COPYRIGHT © 2003-2019 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044