BannerHit.asp?codigo=
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - sábado, abril 20, 2019
Consulte nossos conteúdos
Anvisa estabelece regras obrigatórias para limpeza de material hospitalar
07/02/12 - Resolução é publicada no Diário Oficial e unidades de saúde tem 180 dias para se adequar às novas regras
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma resolução que determina regras obrigatórias para a limpeza de lençóis, aventais e outras roupas usadas em hospitais e serviços de saúde. Até o momento, era utilizado um manual da Anvisa cujo cumprimento não era obrigatório por parte das unidades de saúde. A resolução foi publicada no último dia 31 de janeiro no Diário Oficial e as unidades tem 180 dias para se adequar às normas, caso contrário, após esse período, podem ser multadas.

"Vigilâncias sanitárias locais podiam autuar as unidades, caso considerassem que a limpeza colocava em risco a saúde do paciente. Mas agora, com regras específicas, isso fica mais fácil", afirmou Maria Angela da Paz, gerente de Regulação e Controle Sanitário da Anvisa em matéria ao jornal O Estado de S. Paulo.

De acordo com a norma, a higienização das peças pode ser feita tanto pelo hospital quanto por empresas terceirizadas, mas para execução do serviço, a empresa terá de ter licença emitida pela vigilância sanitária local e seus profissionais devem obrigatoriamente ter capacitação profissional. As empresas também são obrigadas a terem controle sobre todas as etapas do processo: o transporte das roupas sujas e limpas e a forma de processamento precisam ser documentadas obrigatoriamente.

A norma também estabelece que a limpeza das roupas deve ser feita em máquinas especiais, que contenham duas portas: uma para entrada da roupa suja e outra para a saída da roupa limpa. A água deve atingir uma temperatura específica e devem ser usados saneantes adequados, para garantir a limpeza correta dos materiais.

A reutilização de roupas descartáveis também foi regulamentada, embora nunca tenha ocorrido casos desse tipo: "foi muito mais uma medida preventiva", afirma Maria Angela. Com as novas regras, a Anvisa pretende diminuir o risco de infecção hospitalar associada à falta de higiene nas lavanderias.

COPYRIGHT © 2003-2019 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044