Primeiro bairro planejado de Rio das Ostras (RJ) valoriza sustentabilidade
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - terça-feira, maio 23, 2017
Consulte nossos conteúdos
Primeiro bairro planejado de Rio das Ostras (RJ) valoriza sustentabilidade
03/01/12 - O aquecimento da água da piscina do clube, por exemplo, será feito através de boiler acionado por energia solar, economizando energia elétrica
O condomínio Viverde, da Brussels Empreendimentos, será o primeiro bairro planejado de Rio das Ostras, município localizado na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro.

Localizado na Extensão do Bosque, tem projeto paisagístico do escritório de Burle Marx, privilegiando a natureza. Os nomes das 10 ruas e 9 praças, que ainda estão sendo definidos, vão ter inspiração na flora e fauna da Mata Atlântica. Situado ao lado de uma reserva florestal de 200.000m², o empreendimento deve receber mais de 3 mil mudas de árvores de diferentes espécies nativas até junho de 2012, dentro do plano de replantio.

Respeitando todas as normas técnicas e ambientais, o condomínio foi vistoriado e tem licenças da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e até do Exército, comprovando que toda a etapa de obras, além de sustentável, está dentro das normas de segurança.

A empresa está duplicando 2 Km de uma adutora da CEDAE para que o bairro não sofra com os constantes problemas de abastecimento de água que afeta a região de Rio das Ostras. O bairro vai captar água da chuva e de poços artesianos, que será utilizada para limpeza e irrigação. O aquecimento da água da piscina do clube será feito através de boiler acionado por energia solar, economizando energia elétrica. A madeira utilizada na decoração da sede social será proveniente de reflorestamento, sendo catalogada como ecológica. 

Além da coleta seletiva de lixo, o condomínio também vai providenciar o descarte correto de resíduos, que será enviado para um aterro sanitário.  Uma estação de tratamento de esgoto própria será instalada por uma empresa terceirizada. Serão tratados, em média, 270 mil litros de dejetos por dia, mas a capacidade é para tratar até 483 mil litros por dia. O projeto prevê o tratamento adequado para 99% dos dejetos, para que eles sejam direcionados à rede fluvial de forma correta, sem causar danos ambientais. Os proprietários dos terrenos, durante a construção das casas, precisarão apresentar o manifesto, documento que comprova que os resíduos de construção civil foram encaminhados para um aterro sanitário.

O escritório de arquitetura contratado para o projeto da sede social é especializado em construções ecologicamente sustentáveis. Esse diferencial será aplicado nos dois projetos de casas que poderão ser adquiridos pelos proprietários dos terrenos. Será a oportunidade de ter uma residência idealizada de acordo com os mais modernos padrões de proteção ao meio ambiente, com assinatura do arquiteto Geraldo Ahrends, que também tem escritório em Barcelona, cidade espanhola apontada como referência em arquitetura mundial. Independentemente da escolha do projeto, ele deve primar pela baixa densidade de construção dentro do lote, ocupando apenas 50%. O restante, deverá ser utilizado como jardim ou ter um projeto paisagístico.  
 
Opções de lazer

No bosque, localizado ao lado do empreendimento, será possível a realização de passeios ecológicos ou pedalar na ciclovia que será construída ao redor da região. Todas as praças terão playground e o condomínio ficará localizado a menos de um quilômetro da praia.

No clube, os moradores poderão usufruir de sala de cinema, brinquedoteca, quadras poliesportivas, piscina infantil e para adultos, academia de ginástica e quatro salões de festa. Em uma semana, o empreendimento teve 80% das unidades vendidas.

O terreno de menor metragem custa R$ 100 mil. Já o maior, R$ 275 mil. A área é de aproximadamente 350 mil m2, o que equivale a quase 40 campos de futebol. Previsão de entrega é junho de 2012. Rio das Ostras apresentou crescimento demográfico de 10% por conta da indústria do petróleo, maior taxa de crescimento demográfico no estado do Rio. A menor metragem é 440 m2 e a maior 990 m2. Os compradores do empreendimento são profissionais liberais, empresários da região e trabalhadores da indústria do petróleo.
PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2017 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044