Fundação Vanzolini concede AQUA inédito à urbanizadora
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - sexta-feira, dezembro 14, 2018
Consulte nossos conteúdos
Fundação Vanzolini concede AQUA inédito à urbanizadora
05/12/11 - Damha Urbanizadora é a primeira do país a ter chancela para loteamento residencial e aposta na sustentabilidade como diferencial competitivo
A Damha Urbanizadora acaba de conquistar a certificação Processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental) para a fase Programa do Residencial Damha Golf I em São Carlos (a 230 km de São Paulo). É a primeira vez no país que a Fundação Vanzolini, responsável pela chancela no Brasil, concede a uma urbanizadora a certificação de sustentabilidade para um loteamento residencial. 

O Damha Golf I tem área total de 340 mil metros quadrados e 128 lotes autônomos de aproximadamente 1,4 mil metros quadrados. Com previsão de lançamento para abril de 2012 e entrega em outubro de 2013, o empreendimento tem localização privilegiada. Está dentro do Parque Eco Esportivo Damha, uma reserva de 12 milhões de metros quadrados que conta com Centro Hípico, Centro de Eventos e o Damha Golf Club, considerado pela revista americana Golf Digest, o 3º melhor campo de golfe do Brasil. A área tem 3 milhões de metros quadrados de área verde com represas, trilhas ecológicas, e fauna e flora nativa.

O Processo AQUA de certificação tem como referência a Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale), da França, adaptado à legislação, normas técnicas e características culturais e ambientais do Brasil. O processo garante que o empreendimento comprovou que adota medidas sustentáveis na fase Programa (a respeito do projeto).

Por conta do ineditismo, o processo de certificação para loteamento residencial foi construído em um processo conjunto entre a Fundação e a Damha Urbanizadora, com apoio da consultora Inovatech, resultando nos parâmetros de certificação aos empreendimentos dessa natureza, com a instituição de três novos aspectos aos 14 critérios de desempenho sustentável já existentes para a certificação de condomínios verticais.

José Paranhos, diretor-superintendente da Damha Urbanizadora, ressalta que a certificação e a qualidade exigidas em um empreendimento desse tipo resultam na criação de produtos com maior valor agregado e refletem uma nova demanda de mercado. "O nosso produto, por melhor que seja, é commoditie. Hoje, não basta construir direito. É preciso ter diferenciais. Um empreendimento como o Damha Golf I é interessante para o empreendedor e para o cliente, pois, apesar de inicialmente apresentar valor maior na compra, o custo de manutenção do empreendimento traz muitas vantagens, como redução do consumo de água e energia elétrica, que compensam o investimento inicial ao longo do tempo. A sociedade brasileira está atenta às questões ligadas à sustentabilidade e vem incorporando essa ideia em seu dia-a-dia.", explica.

Para conquistar a certificação, a empresa precisou atender aos 17 aspectos pré-definidos divididos em três grandes áreas: Coerência com a malha urbana; Preservação dos recursos e qualidade ambiental e Promoção de proximidade social. O processo AQUA exige que o empreendimento alcance a classificação mínima com 4 excelente, 5 superior e 8 bom. O Damha Golf I superou a meta e obteve 8 excelente, 4 superior e 5 bom.
 
Algumas soluções adotadas para o Residencial Damha Golf I:

Densidade: As taxas de ocupação, coeficientes de aproveitamento e permeabilidade são superiores em mais de 10% ao previsto em legislação, o que garantem um nível de ocupação - área livre e área construída de 50% para o empreendimento. A área prevê aproximadamente 640 habitantes no residencial ou 1887 pessoas por Km2, considerada uma densidade demográfica excelente.

Mobilidade e Acessibilidade: O Damha Golf I  tem ciclovia, transporte por carro elétrico, bicicletário (com bicicletas para empréstimo), calçadas e ônibus circular que chega até a portaria.

Adaptabilidade e Evolutividade: Os espaços comuns de lazer são flexíveis, adaptáveis a diversos formatos de eventos - festas, convenção etc.

Água: O projeto prevê sistema de tratamento e reuso de água das chuvas e medidores de toneiras nas edificações comuns. Além disso, prevê no regulamento construtivo a adesão dos condôminos ao sistema de reaproveitamento das águas de chuva e o coeficiente de permeabilidade dos lotes de 30%.

Energia: Utilização de energia solar para aquecimento das piscinas e chuveiros dos vestiários; instalação de equipamentos de consumo reduzido de energia; iluminação externa feita com lâmpadas de LED nas áreas comuns e cabeamento subterrâneo. Aos compradores instituiu como pré-requisito fazerem uso de energia renovável.

Resíduos: Sistema de gestão de resíduos das obras; Sistema de separação de resíduos perigosos; Sistema de destinação de resíduos para cooperativa e apoio à cooperativa para agregação de valor ao material reciclável.

Ecossistemas e Biodiversidade: Paisagismo integrado à vegetação externa; conservação da fauna e flora local; ruas verdes para pedestres com 10 metros de largura  separando as quadras do condomínio; criação de áreas de convívio com jardins coletivos.

Espaços Públicos: As construções do Damha Golf I terão altura máxima de 9 metros, que permite amplitude, visualização da vegetação tanto para quem mora quanto para quem vê o loteamento de fora; a disposição permite ventilação e luz natural das casas.

Inserção e Formação: Usará, no mínimo, 80% de mão de obra e material locais; formalidade local garantindo que todos os que trabalham no empreendimento e em parceiros comerciais tenham carteira assinada. Capacitação das comunidades vizinhas e dos proprietários para a gestão operacional do empreendimento - projeto Bairro Sustentável Damha.

PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2018 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044