Fundação Vanzolini concede certificação AQUA para o projeto CEU Continental
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - domingo, novembro 19, 2017
Consulte nossos conteúdos
Fundação Vanzolini concede certificação AQUA para o projeto CEU Continental
22/11/11 - Projeto é o primeiro CEU a receber certificação AQUA no Estado de São Paulo. Instalação está sendo construída na cidade de Guarulhos
Durante meses de estudos, os profissionais envolvidos com o projeto CEU Continental Guarulhos trabalharam na definição do perfil da qualidade ambiental do edifício para atender os 14 critérios de sustentabilidade exigidos pelo Processo AQUA.

Após a realização de auditorias presenciais por profissionais da Fundação Vanzolini, o projeto de arquitetura do Centro Educacional Unificado Continental de Guarulhos obteve a certificação AQUA referente à fase Programa. Depois de pronto, o projeto ganhará destaque na paisagem do Parque Continental e da serra da Cantareira pela piscina semi-olímpica implantada sobre a laje.

Segundo o coordenador executivo do AQUA, da Fundação Vanzolini, o professor Manuel Carlos Reis Martins, o projeto CEU Continental obteve avaliação positiva ao atingir os índices de desempenhos no que se diz respeito à construção, gestão, conforto e saúde. "O programa atingiu oito critérios classificados como excelentes, cinco superiores e um bom. A introdução dos conceitos AQUA desde a fase inicial de um projeto facilita e permite a aplicação de soluções sustentáveis e técnicas que contribuem para o menor impacto ambiental durante a construção, com baixo consumo de recursos naturais e de geração de resíduos", destaca Martins.

O projeto arquitetônico do CEU Continental está sendo desenvolvido por uma associação de empresas: Luciani & Associados Arquitetura com engenharia da Lenc, participante da licitação no consórcio LL, em concorrência pública realizada pela prefeitura de Guarulhos.

Segundo a arquiteta Mirtes Luciani, diretora do escritório Luciani & Associados, foram feitas diversas pesquisas sobre certificações voltadas para a construção civil, pois a ideia era desenvolver um projeto com qualidade ambiental, custos acessíveis e respeito à cultura das comunidades locais, com conforto e saúde para os usuários. "Escolhemos o AQUA por ser uma metodologia adaptada às normas brasileiras, com reconhecimento internacional e participação da Fundação Vanzolini, instituição gerida por professores do Departamento de Engenharia de Produção da Poli/USP", destaca Mirtes.

O CEU Continental prevê a instalação de uma estação de tratamento de esgoto ecológica, lagoa de retenção de águas pluviais, captação de energia solar para o aquecimento dos chuveiros e tetos verdes. Durante a obra, resíduos industriais reciclados serão incoporados por meio de parcerias com indústrias locais. A ventilação natural e a iluminação vão criar o efeito de um grande mural colorido para a cidade. Apesar do grande desnível do terreno, todos os ambientes são acessíveis aos portadores de necessidades especiais. A área construída será de cerca de oito mil metros quadrados.

Projeto CEU Continental Guarulhos

Arquitetura:
Luciani & Associados
Construção: Lenc (em licitação)
Data do início das obras: começo de 2012
Data da entrega da obra: começo de 2013
Vídeo do projeto: http://www.youtube.com/watch?v=BdExNLuvuPo


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2017 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044