Cantareira Norte Shopping aposta em sistema hídrico autossustentável

Fruto de um investimento de mais de R$ 4 milhões, solução trata 4,5 milhões de litros de esgoto por mês


Inaugurado há pouco mais de dois anos, o Cantareira Norte Shopping se tornou um importante centro de compras e lazer na região norte da capital paulista e é hoje um dos poucos empreendimentos na cidade que possui sistema hídrico autossuficiente e capacidade para tratar 4,5 milhões de litros de esgoto por mês. 

A solução sustentável teve um custo de implementação de cerca de R$ 4,3 milhões e traz um enorme ganho tanto para o empreendimento comercial, que economiza entre 25% e 30% todo mês, quanto para a região, já que o Cantareira Norte Shopping não utiliza nenhuma gota de água do Sistema Cantareira, responsável por abastecer a região. 

Para a depuração, o sistema capta toda a água utilizada nos sanitários e lojas de alimentação a armazena em um reservatório da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Lá, ela passa por processos químicos e biológicos de purificação e retorna 4 horas depois como água de reuso para ser novamente usada na irrigação de jardins, em descargas e, ainda, nas torres de resfriamento. 

Já a água potável do shopping é proveniente de um poço artesiano e armazenada em dois tanques de 250 mil litros cada, o que totaliza 500 mil litros de água. A média diária de consumo varia entre 80 e 100 mil litros. 

A medida adotada pelo Cantareira Norte Shopping o inseriu dentro das estatísticas divulgadas pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em seu Relatório de Sustentabilidade, que traz dados importantes sobre o setor. Nele, os últimos índices divulgados mostram que 18,6 bilhões de litros de água por ano são tratados pelos empreendimentos, o equivalente a 620 piscinas olímpicas por mês. E de reuso, o número chega 6,6 bilhões de litros de água por ano, o que é proporcional a 220 piscinas olímpicas por mês.

"O nosso shopping foi concebido não só para oferecer opções de compras, serviços e lazer à região. Desde o início do projeto, houve a preocupação em criar um modelo com soluções sustentáveis que gerasse economia de água e evitasse o desperdício", afirma Geraldo Carvalho, superintendente do Cantareira Norte Shopping. 

Além de ser autossuficiente em questões hídricas, vale destacar que o empreendimento também foi o primeiro no Brasil a utilizar o sistema BIM - Building Information Modeling -, que permitiu planejar o gerenciamento da obra e, consequentemente, diminuir o custo do empreendimento. Até hoje, utiliza 100% da sua iluminação em LED, possui mecanismos inteligentes para auto regulagem do ar-condicionado, automação das escadas rolantes e elevadores, evitando o uso desnecessário de energia. 

O Cantareira Norte Shopping ocupa um terreno de 75 mil m² e tem 27 mil m² de Área Bruta Locável (ABL). Está localizado a 3 km do Rodoanel, no entroncamento da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães e Estrada do Corredor, importantes eixos de crescimento.