UFSCar ganha sistema de iluminação mais moderna

Expectativa é de que os 66,4 mil investidos pela CPFL Paulista tragam economia de 129 MWh/ano para o campus

A CPFL Paulista, distribuidora do Grupo CPFL Energia que atende a 4,3 milhões de clientes em 234 cidades no interior paulista, investiu R$ 66,4 mil na modernização do sistema de iluminação do campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A empresa substituiu 1.295 lâmpadas fluorescentes tubulares e reatores por sistemas a LED, mais econômicos e eficientes.

A expectativa é que a iniciativa, financiada com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), traga economia de 129 MWh/ano para o campus. Esse volume de energia é suficiente para abastecer aproximadamente 53 famílias com um consumo mensal de 200 kWh, por um ano.

Além de contribuir com a sustentabilidade financeira da Universidade ao reduzir o valor da conta de luz, o projeto também colabora com o meio ambiente ao evitar a emissão de 12 toneladas de gás carbônico (CO2), o equivalente ao plantio de 72 novas árvores.

"Este tipo de obra no sistema de iluminação possibilita ao cliente uma redução nos gastos com a conta de energia, bem como na reposição de lâmpadas queimadas. Isso é possível, já que o modelo LED possui vida útil cinco vezes maior que a da tecnologia atual", explica o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Felipe Henrique Zaia.

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), fundada em 1968, foi a primeira instituição federal de Ensino Superior instalada no interior do Estado de São Paulo. Hoje, conta com 26.935 alunos matriculados e um total de 2.354 servidores, entre docentes e técnico-administrativos. A instituição possui quatro campi: São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino.

Foto: Campus da UFSCar Divulgação