Cada vez mais valorizadas nas edificações

Entenda porque, apesar do advento das novas tecnologias, a operação e manutenção dos sistemas tendem a continuar em alta

Com o advento da Quarta Revolução Industrial, novos modelos de negócios surgiram dentro das empresas, alterando o foco da venda de produtos para o fornecimento de serviços.

A influência digital no meio físico, através do surgimento de novas tecnologias, passou inclusive a transformar o modo como as organizações percebem e gerenciam os seus ativos.

Com a necessidade de operar com maior velocidade e agilidade, o papel da manutenção predial tem ganhado maior importância dentro das empresas, de modo a assegurar que os sistemas prediais atuem com máxima performance, propiciando instalações mais seguras e garantindo maior conforto aos seus usuários.

Conhecer a realidade das instalações e realizar uma gestão profissionalizada com o uso de recursos tecnológicos adequados são alguns dos desafios diários que o Facility Management deve superar, através de informação e capacitação.

Segundo o Engenheiro Alexandre M. F. Lara, Diretor Técnico da A&F Partners Consulting, como em toda e qualquer área de prestação de serviços dentro da enorme abrangência do FM, é preciso enxergar de fato os resultados sobre a operação e manutenção, incluindo a gama de informações importantes para a gestão de seus ativos e, se preciso, repensar a operação em busca de um cotidiano mais acertado.

Todavia, acredita que o gestor não deve se basear apenas nos gastos devidamente mapeados em seu departamento, mas também em outros grupos de informações, conforme elenca a seguir:

Processos:

* Deve-se buscar por processos customizados, "desenhados" para atender às demandas e às necessidades das empresas, assim como para absorver as boas práticas do mercado e as respectivas normas técnicas e leis em vigor;

* A revisão sobre os processos não deve se embasar pura e simplesmente em redução de custos imediatos, mas na preservação de ativos, na garantia do desempenho e em uma maior longevidade, o que também poderá levar à redução de custos operacionais desejada no médio e longo prazo; continuar lendo...