Pesquisa CORT aponta desafios do mercado de FM

Números confirmam movimento visível de transformações na gestão dos negócios e dos escritórios

A CORT, empresa global de locação de móveis da qual a John Richard é parceria no Brasil, publicou uma pesquisa sobre os desafios do mercado de Facilities Management. Realizada com os participantes do IFMA World Workplace de mais de 30 indústrias, o questionamento buscou identificar como manter-se relevante em um mundo em constante evolução. A seguir, você pode conferir alguns dos principais dados levantados no estudo relacionados ao ambiente de trabalho:

- 35% dos entrevistados planejam atualizar o ambiente de trabalho em até um ano;
- 43% dos entrevistados atualizam e/ou modificam o escritório a cada cinco anos, em média. A soma de - 38% dos respondentes o fazem no período entre um e dois anos;
- 48% dos entrevistados usam cerca de ¼ do espaço para estocar móveis de escritório em desuso;
- Os pesquisados informaram que produtividade, sustentabilidade, capacidade de adaptação e a moral dos funcionários são os valores mais importantes da empresa;
- 42% dos locais de trabalho dos entrevistados refletem uma combinação de escritórios tradicionais e espaços abertos e colaborativos;
- 74% dos respondentes acreditam que os escritórios refletem a cultura da empresa;
- 92% dos entrevistados usam parte de seus recursos limitados para armazenar e manter móveis não utilizados e desatualizados.

Os números ratificam um movimento visível de transformações nos negócios e na gestão dos escritórios. A procura por flexibilidade e agilidade é um reflexo da necessidade de adaptação às mudanças constantes do local de trabalho. Além disso, o gerenciamento inteligente de recursos impacta na imobilização cada vez menor de investimentos, visto que alternativas maleáveis resultam em economia e um melhor uso dos espaços.

Por estar completamente imersa nesta transformação há quase duas décadas, a John Richard entende estes dados como uma confirmação de seu modelo de negócio. Aliás, as perspectivas são de que o ambiente de trabalho vivencie novas mudanças, caminhando para um sistema cada vez mais voltado à gestão otimizada e ao uso versátil de ambientes.

"Simultaneamente a este processo, a locação de móveis tende a crescer como a solução mais adequada para quem visa um escritório adaptável às mudanças. E mais, com garantia de segurança, economia, qualidade, produtividade e, obviamente, muito conforto", cita John Paz, Diretor da John Richard Locação de Móveis.