Conhecimento in loco

Congressistas do 7º INFRA Centro-Oeste participaram nesta segunda-feira (27/11) de visitas técnicas a dois empreendimentos de ponta em Brasília

O fórum de palestras do 7º INFRA Centro-Oeste ainda nem começou (será nesta terça-feira, 28/11), mas hoje (27/11) um grupo de aproximadamente 40 profissionais gestores de facilidades e propriedades já puderam conferir de perto os diferenciais tecnológicos e o modelo de gestão de dois importantes empreendimentos na cidade de Brasília.

​As visitas técnicas guiadas que fazem parte da programação do evento foram um sucesso. A primeira parada foi no Centro Corporativo Portinari, pré-certificado LEED Gold, porém com pontuação que lhe permite a possibilidade de alcançar a certificação no nível LEED Platinum.

Construído em meados de 2014, o edifício oferece uma atualizada infraestrutura a fim de suportar com conforto, confiabilidade e economia de energia a operação do dia a dia. Estamos falando de um prédio 100% suprido por dois geradores (de 750 kVA cada), além de elevadores modernos com sistema de controle de tráfego; sistema de climatizaçao de alta eficiência; exaustores com sensores de CO2 na garagem, iluminação 100% LED com sistema de gerenciamento; sistema de reúso de água, entre outras tecnologias.

Na sequência, os congressistas conheceram o Centro Empresarial CNC, um dos mais imponentes edifícios corporativos da capital federal. São quatro torres independentes de 18 andares cada, totalizando 149 mil m2 de area construída, além de 2.081 vagas de garagem e espaço de eventos com auditório para 394 lugares e três salas multiuso. Com administração de propriedades realizada pela Iris Gestão, o edifício possui certificações por adotar medidas sustentáveis para reduzir o impacto ambiental, a exemplo da certificação LEED Gold emitida pela entidade americana U. S. Green Building Council. Possui jardins no topo das quatro torres e no térreo para minimizar os efeitos das ilhas de calor. Também foram implantados sistemas para redução do consumo de água e energia elétrica.

Confira na edição de Dezembro da Revista INFRA os melhores momentos deste encontro.