Linguagem visual única

Projeto corporativo para o Dentsu Aegis Network buscou unificar, a partir da arquitetura, a identidade das três agências do Grupo

Com o desafio de desenvolver um projeto corporativo para o grupo Dentsu Aegis Network, empresa global de comunicação que se instalou no edifício Box 298 na Vila Madalena, em São Paulo, o escritório DMDV arquitetos, que tem à frente os arquitetos Renato Dalla Marta, André Dias Dantas e Bruno Vitorino, buscou unificar, a partir da arquitetura, a identidade de três agências do grupo: Isobar, mcgarrybowen e iProspect.

Para isso, alguns conceitos gerais foram aplicados a todas empresas, a fim de estabelecer uma linguagem única e otimizar custos de implantação. Entretanto, cada uma procurou adotar variações pessoais que se adequassem ao seu perfil de atuação.

O edifício apresenta, por exemplo, algumas características que precisaram de tratamentos distintos. Com uma planta irregular e espaços de alturas variáveis, estabeleceu-se como critério a utilização das áreas de mezanino para as salas fechadas e os trechos de pé-direito duplo para as áreas de trabalho do tipo open space.

Para garantir uma melhor qualidade acústica no ambiente de trabalho foi necessária a instalação de nuvens acústicas junto à laje. Nesses elementos de formato hexagonal foram aplicados tecidos coloridos que remetem à identidade visual de cada empresa. O piso do mezanino metálico também recebeu a aplicação de placas de carpete, que colaboram para a absorção sonora. Já os pisos de acesso de cada agência receberam placas de piso vinílico distintos, e placas de concreto nas recepções, de forma a prolongar e diluir as áreas comuns.

Todas as instalações são aparentes e se adequam ao conceito original do edifício. No térreo do edifício encontram-se o refeitório, de uso coletivo, um pequeno café e a recepção geral.