Conhecimento e novas tecnologias

Com temas de grande relevância para o universo de FM, Congresso & Expo Abrafac 2017 reúne mais de 300 profissionais em São Paulo

Começou hoje (4/10) e acontece até amanhã no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, o Congresso & Expo Abrafac 2017. O evento promovido pela Associação Brasileira de Facilities reuniu neste primeiro dia cerca de 300 profissionais que puderam conferir palestras nacionais e internacionais sobre os principais temas que envolvem os desafios do FM.

Após a abertura oficial, conduzida pelo Presidente da entidade, Luciano Brunherotto, foi possível acompanhar a apresentação da fundadora e CEO da Thank God It's Today, Ligia Costa, sobre "Empoderamento e a Função do Indivíduo como Motor Transformador do Mundo".

A executiva abordou as mudanças radicais da última década que estão provocando uma nova atitude na sociedade e nas empresas. "Não é mais apenas sobre você e seus interesses pessoais, mas, sim, sobre como você pode, efetivamente, impactar e transformar o seu mundo!", comenta ela, que também fala da urgência em buscar líderes servidores, conscientes e inspiradores, aptos a liderarem empresas que promovam impacto positivo em seu ambiente e na sociedade, criando valor e gerenciando risco de maneira efetiva e inovadora. Você tem a escolha e pode ser o grande protagonista desta transformação e criar experiências memoráveis! E a palestra fez exatamente este convite para as pessoas entrarem em ação.

Na sequência, Ron van der Weerd, Gerente de FM da Universidade de Hanze, compartilhou a experiência da Holanda na formação de profissionais em Facility Management, que possui 17 milhões de habitantes, nove universidades com programas completos de FM e mais de 7.000 estudantes que estudam FM. "Tornar-se um profissional bem-educado e treinado escolhendo um programa de estudo de FM após o ensino médio é uma escolha popular para muitos jovens na Holanda".

A nova Lei da Terceirização e o impacto na gestão de serviços terceirizados também foi pauta no evento. A palestra foi realizada por Ermínio Alves de Lima Neto, Presidente do Grupo Newtime e um dos maiores especialistas do Brasil em Terceirização.

Após o almoço, dois Paineis foram responsáveis por lotar a plenária. O primeiro deles abordou a aplicação de BIM como ferramenta de suporte aos serviços e de gestão de Facilities e, ainda, como o Sistema de Inteligência Artificial Cognitiva Watson foi concebido e suas principais aplicabilidades e casos de uso reais que diferentes segmentos e ramos da indústria estão utilizando.

No fechamento, o evento destacou soluções para economizar água e energia, como o caso de sucesso do GPA: eficiência energética em supermercado, e o atacarejo de materiais como solução na gestão de estoque de materiais de Facilities nas empresas.

Paralelamente aos paineis, os profissionais puderam visitar uma exposição de produtos e serviços de grandes empresas brasileiras do setor.

Para esta quinta-feira (5/10), o Congresso & Expo Abrafac discutirá a Inclusão e Gestão de Pessoas, Normas e Certificações e o Painel FM of the World, com a presença de lideranças das entidades de FM na Austrália, Tailândia, Europa e EUA.

Dados compartilhados na palestra de Bill O'Neill (foto abaixo), Chairman do IFMA e Diretor Associado de Gerenciamento de Facilities da​ Universidade de Minnesota