Joia da arquitetura

Prédio histórico da década de 30, onde funcionou a sede do Banco de São Paulo, está aberto para visitação gratuita no centro da capital

Cofre que ocupa quase todo o subsolo, lustres e apliques em alabastro, pisos e portais em mármore e granito. Essas e outras preciosidades datadas de 1938, quando o edifício foi erguido com sua fachada imponente para demonstrar poder e solidez, estão abertas para visitação monitorada desde 3 de agosto para apreciadores da arte e da arquitetura. A entrada é gratuita, mas é preciso agendar.

Estamos falando do edifício histórico de 14,4 mil metros quadrados de área construída, projetado em estilo art déco pelo arquiteto Álvaro de Arruda Botelho, que já abrigou o luxuoso Banco de São Paulo - o primeiro da cidade - na Praça Antônio Prado, no centro da capital paulista. E que desde 1973 é sede da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ).

As visitas aos cofres (com portas produzidas pela empresa alemã Panzer, fabricante de tanques durante a Segunda Guerra Mundial), à antiga agência, aos elevadores, à sala de reuniões do presidente e ao terraço do sexto andar serão realizadas às quintas-feiras, das 8 às 10 horas. A exposição de móveis, quadros e itens históricos do edifício estará aberta ao público de segunda a quarta-feira, das 8 às 11 horas.

O secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Paulo Gustavo Maiurino, comentou sobre o novo projeto de visitação e exposição. "Os elementos históricos são muito presentes até hoje no edifício que sedia a SELJ e queremos levar à população o acesso a esse local desconhecido por grande parte dos moradores da cidade", disse Maiurino.

O projeto de visitação e exposição do antigo Banco de São Paulo é uma realização da SELJ em parceria com a Imobiliária Refúgios Urbanos, ZAC Imóveis e Graziella dos Imóveis.

SERVIÇO

Visitação e exposição monitoradas do edifício-sede da SELJ (antigo Banco de São Paulo)
Datas fixas para visitação: quintas-feiras, das 8 às 10 horas
Datas fixas para exposição no cofre: segunda a quarta-feira, das 8 às 11 horas
Data de início das visitas: 3 de agosto de 2017 (quinta-feira)
Endereço: Praça Antônio Prado, nº 9, Centro, São Paulo/SP
E-mail para agendamento e informações: deborahturcultural@gmail.com
Mais informações: (11) 3241-5822

Crédito das imagens: Carolina Mossin | Prédios de São Paulo