Por que a oratória é importante para o FM?

Dicas podem ajudar na interação com diversas áreas e aqueles que precisam apresentar resultados

Há alguns anos, as competências técnicas eram suficientes para conquistar uma posição de destaque na companhia. Atualmente, é preciso aliar as competências comportamentais às qualidades. E, dentre essas habilidades, a comunicação é primordial, principalmente para o profissional de facilities, que interage com pessoas de diversas áreas, e precisa o tempo todo apresentar resultados. 

Imaginar que você está sendo julgado pela plateia, que as pessoas estão rindo da maneira como você fala e gesticula, e que o assunto abordado é desinteressante, desestimula e paralisa qualquer um. Para evitar que isso aconteça, o primeiro passo é conhecer o perfil do público. Sabendo antecipadamente quem são os seus expectadores, é possível preparar uma apresentação focada nas necessidades da plateia e, consequentemente, aumentar as chances de gerar empatia.

A maioria das pessoas que tem dificuldade de falar em público ou faz apresentações que não empolgam a plateia, afirma que é muito difícil mudar. Para provar que estão errados eu costumo dizer que todos nós somos um pouco atores, seja fingindo um mal-estar para faltar àquele compromisso chato, seja rindo da piada sem graça do chefe. Todos nós temos a capacidade de nos adaptar e nos reinventar. E é a partir desse dom natural, mesclando técnicas teatrais, vocais e elementos do dia-a-dia, que realizo meus treinamentos e tenho visto dezenas de participantes superarem a timidez e conquistarem a tão sonhada confiança para falar em público.

Quer ficar por dentro das dicas fundamentais para os profissionais de FM se tornarem bons oradores? Continue lendo aqui.