Parque Avenida conquista certificação Acqua HQE em fase de uso e operação

Soluções ambientais implantadas trazem inúmeros benefícios a usuários


Entrega oficial da Placa do Acqua-HQE
Rogério Amaral (Promenade), Sandro Giovanni (Promenade). Manuel Carlos Reis Martins (Aqua-HQE), Sonia Ferraz (Raja Park Mall), Albélio Dias (Síndico do Parque Avenida), Renato Costa (Promenade), Assistentes da Gestão Predial do Parque Avenida

Um dos maiores desafios das construções sustentáveis na atualidade é comprovar o desempenho ambiental das edificações após o término das obras. Nesse quesito, o Parque Avenida − empreendimento comercial em Belo Horizonte − conquistou mais uma marca importante. É o primeiro empreendimento do estado a receber a certificação internacional AQUA-HQE, da Fundação Vanzolini, na fase de uso e operação. A entrega do selo ocorreu no dia 18 de abril, no Business Center, na torre 1 do condomínio.

A fase de uso e operação é o momento quando os usuários começam a utilizar as instalações prediais e percebem os ganhos que a sustentabilidade proporciona em conforto, saúde e economia de recursos, como água, energia e financeiro. 

Outro aspecto importante é o sistema de aproveitamento de águas pluviais instalado no prédio, que elimina o uso de água tratada para a rega do paisagismo. Já a área permeável dos jardins contribui para o escoamento da chuva. Outro destaque são os sistemas de esquadrias utilizados nas fachadas, composto por vidros especiais; além de pisos e paredes que contribuem de forma efetiva para a performance térmica e acústica do prédio, facilitando a troca de ar, de dentro para fora, e impedindo que os ruídos da avenida impactem no dia a dia do condomínio.

Além disso, a questão ambiental tem gerado mobilização aos usuários em torno do tema. No condomínio e fora dele, estão sendo organizados encontros periódicos chamados de Diálogos Sustentáveis. Que servem para o fomento de ideias e práticas ambientais onde participam prestadores de serviço, equipe administrativa, condôminos e comunidade do entorno.

Com 668 salas, 40 lojas e 52 mil m2 de área construída, o empreendimento passou pela avaliação da certificação AQUA-HQE em todas as etapas, desde a concepção do projeto, elaboração do projeto, realização da obra, até chegar na fase uso e operação. O selo AQUA-HQE tem reconhecimento internacional e teve os referenciais técnicos adaptados à realidade brasileira em 2008, pela Fundação Vanzolini.

O condomínio Parque Avenida estuda agora a instalação do sistema de energia fotovoltaica, que prevê um retorno financeiro do investimento em seis anos, gerando uma economia na conta de energia de cerca de 90%. O valor economizado poderá ser destinado para melhorias no condomínio.