Helio Cerqueira Jr. deixa a Estapar

Após 40 anos de trabalho no setor de estacionamentos, executivo decide investir nos negócios imobiliários

Fundador de uma das maiores redes de estacionamento da América Latina, a Estapar, Helio Cerqueira Jr. acaba de anunciar o encerramento de sua participação como acionista da empresa. Durante os 40 anos em que atuou no setor de estacionamentos, 30 deles foram com a empresa.

A decisão tem como influência a vontade do executivo de investir em uma nova área: mercado de negócios imobiliários. Há cerca de três anos, ele decidiu voltar a atuar no Paraná, Estado berço da Estapar, como fundador e presidente da incorporadora Tempo Real Negócios Imobiliários.

A empresa que tem como princípios criatividade, inovação, qualidade e responsabilidade socioambiental, teve o assentamento do seu primeiro tijolo no condomínio residencial Vitório Buch, em Campo Largo, que tem previsão de entrega para julho deste ano. A empresa já conta com 7.470 metros quadrados de área em construção, englobando 64 unidades habitacionais, e até o fim do ano, dará início a mais duas obras, representando 3.500 metros quadrados de área construída e novas 62 unidades habitacionais.

Além destas obras, a Tempo Real Negócios Imobiliários tem mais seis empreendimentos em fase de lançamento e projeto, totalizando uma área superior à 71.400 metros quadrados, com 541 unidades habitacionais.

Com a saída de Cerqueira, a Estapar passa a ter como sócios o BTG Pactual, por meio da área de Merchant Banking, o fundo de private equity em mercados emergentes da Templeton, Templeton Strategic Emerging Markets Fund III (TSEMF III), e o fundo de private equity FIP Brasil de Governança Corporativa, gerido pela BR Investimentos.

Líder no setor de estacionamentos na América Latina, a Estapar está no mercado há 30 anos e atualmente administra mais de 820 estacionamentos, com operações em 68 municípios e 15 estados brasileiros. São mais de 200.000 vagas em 4 milhões de metros quadrados de área, por onde mensalmente passam 10 milhões de veículos entre rotativos, mensalistas e credenciados. No segmento de estacionamento rotativo público, a empresa é concessionária em 15 cidades, administrando aproximadamente 20.000 vagas em vias públicas e mais de 1.000 parquímetros eletrônicos instalados.